Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 10 de abril de 2016

Por que gosto de Filosofia?

Mestre Sócrates

Caro amigo leitor, eu gosto da Filosofia e quero ter a mesma como minha área de estudos pelo resto de minha vida, porque não consigo fazer nada na vida sem pensar bem, sem pensar melhor, sem pensar pelo menos umas dez vezes antes de agir ou quando precipito-me a fazer algo, quando estou metido na encrenca minha máquina filosofante interior entra logo ou em alguns casos mais cedo ou mais tarde em funcionamento. Um gosto meu meditativo, um gosto meu por querer com a pobre luz de vela tremendo ao sabor do vento de minha condição pecaminosa e da ação do mal aonde jaz este mundo, tal luz quer iluminar os escaninhos dos mistérios do mundo. Aliás, diria que mistérios, mentiras, hipocrisia, aquilo que nunca pode ser dito ou que se não tem palavras para expressar o mesmo para mim é algo terrível, caro leitor; quero logo, então, filosofar, quero logo esclarecer e desfazer tais trevas.

Foi premido pela Filosofia, mas sobretudo secundado pelo meu compromisso com Deus, que escaninhos cheios de trevas de minha vida como o homossexualismo ou o transtorno bipolar que fizeram-me aproximar-me da missão filosofante. Cristo mesmo era filósofo, até porque era verdadeiramente homem, e disse que nada do que está encoberto assim permanecerá e o que se diz em segredo será dito dos telhados. No dia do Juízo Final, não nos enganemos, aquilo que não aclaramos com nossa luz da razão natural filosofante ou com a luz maior ainda da Fé, através do sacramento da confissão, não nos enganemos, repito, Cristo Jesus apontará na nossa cara atônita as nossas iniquidades e nos condenará.

Filosofia é a busca constante por esclarecimento, não há peias para o filosofar, o filósofo, como em outras palavras disse o filósofo Hegel, é um homem de fé, é alguém que crê na potência da razão cogitante. Tímidos não são para a Filosofia, aqueles que acham, sem serem grandes santos, que o que acham ser o verdadeiro e só porque estão sempre cercados dos membros de sua facção se sentem em tranquilidade beata, esses desistam do filosofar, porque a Filosofia é algo que humilha o homem, a verdade humilha o homem SEMPRE orgulhoso.

Por isso tudo gosto, amo a Filosofia, caro amigo, e como diz Ortega y Gasset quem gosta de Filosofia é porque já não consegue fazer outra coisa da vida. Ou seja, já pensei em afastar-me da peregrinação filosofante neste mundo, mas a sedução exercida sobre minh'alma pela dialética é invencível e volta e meia retorna ao meu coração e mente.

VIVA A FILOSOFIA!

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores