Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 15 de abril de 2016

O maior inimigo da gula


Cristo fortalece a vontade, poderosa alavanca da inteligência que lhe mune de razões, baseadas como deve ser na mais aguda e rigorosa percepção da realidade.

O instinto, os sentimentos, são incoercíveis, caros leitores, ou seja, quando se sente fome, se sente e pronto e acabou, o mesmo vale para o desejo sexual ou para o frio ou o calor. Mas o homem, diferentemente do reles animal, pode contrariar-se, o homem pode dizer não à voragem cega da natureza que possam vir contrariar os desígnios espirituais.

Quero dizer-lhes, caros amigos, que Cristo, o seu corpo e sangue ferido e derramado de uma vez por todas no Calvário e que é repetido de forma incruenta e sacramental na Eucaristia quando da celebração da Santa Missa, como Cristo Jesus prometeu à humanidade é capaz de alimentar, fartar de uma vez por todas o ser humano.

Com tudo isso, não tenho dúvidas que a Eucaristia é o maior inimigo da gula, é o maior inimigo da falsa solução para a vontade de vida do ser humano que seria mentirosamente fartar-se de pão meramente físico. Estão aí pelo mundo feios obesos deformados pela própria intemperança e idolatria, a mostrar a deformidade a que fica relegado o ser humano que se demite, que desiste de ser humano, porque imagem e semelhança de Deus (imago Dei), na prática um ente livre e inteligente.

Cabe ao homem resolutamente refrear a falsa solução para as suas verdadeiras necessidades humanas que passam longe, no caso da gula, da comida e da bebida, pois do contrário os deformados gordinhos seriam todos campeões da Fé, mas eles não o são.


Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores