Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Padre Leonardo Lucian Dall Osto

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Padre Dall Osto

Há um padre que está ganhando fama atualmente. É o Padre Leonardo Lucian Dall Osto oriundo da cidade de Caxias do Sul, no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Ele é mais um daqueles chamados de "padres-gatos". Jovem, bonitão e atleta que gosta de seduzir pela aparência que é, filosoficamente falando, o devir e o contingente, que um dia vai parar velho e encarquilhado na lata de lixo da História. Padre Dall Osto prefere a sedução por meio do corpo do que sendo um sedutor por meio da alma tal qual o feio Sócrates, como dizia Friedrich Nietzsche que Sócrates era um sedutor, Sócrates que "seduzia", apesar de feioso, ensinando algo de certo, perene e estável: verdadeiro, enfim, algo da alma que é o que é próprio e caracteriza o homem.

 

Eu assisti a um vídeo deste Padre Leonardo Lucian Dall Osto no canal pessoal dele no site YouTube em que o Padre tenta refutar o tradicionalismo como essencialmente algo de fundo dualista, e, portanto, platônico antepondo que a ideia bíblica que diria, segundo ele, que a imortalidade da alma coincide com o corpo ressurreto unido à alma. Ora, mas sabe-se que isto de imortalidade com o corpo ressurgido unido à alma ocorrerá no dia do Juízo Final, antes há o juízo particular onde a alma que sobrevive ao corpo logo após a morte é julgada particularmente por Cristo e é enviada ao Céu, ou ao purgatório ou ao inferno.

 

O Padre Dall Osto, opõe-se ao tradicionalismo opondo-se antes ao platonismo, contudo, o platonismo como filosofia perene que é, de fato, é exatamente algo do próprio espírito filosófico de crítica e um despertar diante do que é banal, desbanalizando o banal, e o devir, mesmo que pela adesão dele à nouvelle théologie historicista que prediz que todas as ideias por mais geniais que sejam serão um dia destinadas à famosa lata de lixo da história, já citada. Por causa de tal adesão dele à tal ideia teológica, o Padre Dall Osto, realmente, cai no mais crasso banal e ao que seja a verdade imutável o Padre Dall Osto sacrifica no altar do devir, ainda que a verdade imutável seja que não há a verdade para um sofista ou relativista como ele.

Um comentário:

Irene Ortlieb disse...

Não conheço o Padre dall Osto pessoalmente (e se ele é sedutor com certeza não o é para mim, uma teóloga casada e mãe de 82 anos), mas estou ouvindo os seus pequenos videos com muito interesse e proveito. Toca algumas verdades do catolicismo (e não só) de hoje que, claro, não agradem a todo mundo.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores