Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Uma terrível armadilha

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Immanuel Kant
 

Uma terrível armadilha para o pensamento, para o ensino e estudo de Filosofia, pelos quais eu tenho rezado, é a filosofia de Immanuel Kant. Deslocando o pensamento do objeto à interpretação que o homem faz do mesmo na sua mente, uma verdadeira jaula foi criada contra os filósofos na qual não se consegue mais levar em conta que o mundo se insinua ao homem e é tal mundo uma presença, o conhecimento por presença conforme eu interpreto da filosofia lúcida e genial de Olavo de Carvalho, uma filosofia fecunda por ser marcadamente anti-kantiana.


O mundo está aí independentemente de nós, quem está na chuva é para se molhar e vai necessariamente se molhar, porque a realidade da água é uma presença, que molha, efetivamente. Kant querendo compatibilizar racionalismo e empirismo dá um salto, ao meu ver, que engole o empírico não levando em conta nenhum traço de efetividade empírica do mundo, pois afinal de contas, para Kant a coisa em si não é cognoscível, o conhecimento, a sabedoria é impossível.


Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores