Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 8 de julho de 2021

A disciplina da verdade e da liberdade

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Quem queira caminhar na verdade e por isso ser, de fato, livre, deve ser disciplinado, deve saber que a verdade lhe imporá um reto proceder que pode ser ínvio e estreito, que pode ser algo que limita, mas que possibilita a verdadeira liberdade de uma humanidade iluminada, não vendida para uma ideia prostituída de liberdade, segundo o liberalismo moderno, na qual o homem chama de liberdade a licença para qualquer erro, prostituição e pecado, uma noção prostituída de liberdade, onde o homem torna-se cativo de algum vício, de fato, aprisionador ou cativo do pecado, pois o pecado é uma escravidão.


Esta ideia da disciplina para a verdade e verdadeira liberdade eu noto em minha própria verdade de vida, em minhas fraquezas, como no caso da homossexualidade e de minha enfermidade mental. Se é verdade que há discriminações injustas que ocorrem muitas vezes da parte de um mundo que quer esconder a própria verdade que passa pela própria homossexualidade e enfermidade mental que o mundo eventualmente pratica e é acometido nas sombras, contudo, há uma discriminação justa que exige tais condições sui generis graves que demandam cuidado e prudência.


Quem queira ser verdadeiramente livre e caminhar na verdade saiba que ainda que limitado pelo que seja a lúcida realidade, entretanto, saiba que tal limitação é a limitação legitimamente humana de quem tem uma vida de fato digna de ser vivida, porque refletida, conforme era o projeto do filósofo Sócrates. É uma vida de um iluminado e desperto, é a vida de um ex-escravo da caverna tenebrosa. O resto que possa discriminar injustamente o homem sincero e honesto é apenas a arraia miúda que vive nas sombras da caverna, que vive nas sombras do autoengano e das aparências de uma vida meramente superficial e irrelevante.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores