Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Do particular ao universal ou a humildade como um colírio

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Em minhas orações diante no sacrário na Igreja Católica eu sempre peço a Deus que eu concretamente, de fato, verdadeiramente e na prática que eu odeie a mim mesmo, odeie a minha vida e ame sobre todas as coisas a Ele, Deus, verdade e sabedoria, o sumo bem, o universal. Pois disse Nosso Senhor Jesus Cristo que quem amar a sua vida mais do que a Ele, sabedoria e verdade feitas homem vai perdê-la.


Eu como homem sou o particular, sou o regional, o fragmento, sou um átomo e indivíduo mesmo hoje em plena revolução do indivíduo em estágio avançado, pois hoje, na contemporaneidade, o homem chega a ser empresário de si mesmo, se eu não me engano é o chamado microempreendedor individual, o MEI, e encontra-se "uberizado" em sua bicicletinha pelas ruas vendendo-se a si mesmo em forma de comida de iFood alheio a qualquer senso necessário e normal de comunidade que antes unia os trabalhadores em guildas, associações ou sindicatos. 


O grão de poeira, o grão de areia quer elevar-se a ser o todo, a ser o universal e ganhar muito dinheiro com isso, dinheiro sem o qual ele e o mundo nada é, seja, como dito "uberizado" vendendo comida de iFood, seja desde o começo da revolução do indivíduo no século XVI sendo um pastor protestante em uma seita átomo solto e desconexo em alguma esquina perdida na periferia do mundo, louco emancipado da Roma eterna dos mártires e dos santos, mestra da verdade e da sabedoria.


A humildade, o enfim desapego da mera opinião individual naturalmente irrelevante, o amor à Ciência e à Filosofia, portanto, o amor à sabedoria, o martírio, se preciso for, pela verdade e sabedoria, sendo assim um verdadeiro e grande cristão e também filósofo, sem idolatria à própria casca e aparência, sempre de pé e desprezando os olhares corruptores dos homens, é por meio da humildade que o homem obtém um colírio para ver claro e orientar a própria vontade e ação no sentido da luz, no sentido do conhecimento, no sentido do universal, e de uma generosidade que fecunde o solo árido do deserto de ideias que é o mundo atual.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores