Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 29 de julho de 2021

O que é a modernidade? O que é ser moderno?

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Nossa Senhora Sede da Sabedoria


O que é a modernidade? O que é ser moderno? Modernidade e ser moderno é nunca mais fazer o que um filósofo Sócrates fez que é o de abrir-se para querer saber o que são as coisas, os existentes, a realidade. O que importa para o homem moderno é o que o seu pensar exerça um domínio tal sobre o que seja o mundo que dê ao mundo existência, porém, não existência no sentido genuíno, mas existência "para o homem", "para nós", diria Immanuel Kant, ícone da filosofia moderna e contemporânea. Então, nunca mais com a modernidade pode-se ter acesso ao conhecimento, à verdade que é a informação que a realidade fornece-nos sobre ela. Enfim, no mundo moderno nunca mais pode-se ter acesso à sabedoria.

 

Que rezemos com fervor diante de uma imagem da Madona Santíssima para que Ela proteja-nos a sobretudo a nós que queremos ser filósofos, amantes da sabedoria, no final de tudo, a fim de que Nossa Senhora que é a Sede da Sabedoria, dê a nós acesso à Sabedoria que é o seu Divino Filho Jesus Cristo se a Ela formos alguma coisa de pequeno, desprezível e irrelevante aos nossos próprios olhos, mas divinamente agraciados como Maria Santíssima aos olhos de Deus, agraciados com a Luz que é o conhecimento, a Divina Verdade, a Divina Sabedoria.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores