Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Nietzsche entre erros e acertos

Friedrich Nietzsche estava certíssimo em muitas das críticas que fez, sobretudo contra uma concepção de moral de tipo kantiana, de autoria de Immauel Kant (o anão de Koenigsberg, segundo Nietzsche), que é uma concepção absolutamente cega quanto ao que seria a realidade, pois a tal coisa-em-si seria incognoscível, tese a respeito da qual, paradoxalmente, o filósofo bigodudo concordava em "Humano, demasiado Humano".

A meu ver, Nietzsche propôs o remédio errado para os males que identificara na cultura e no mundo, pois opondo-se ao Cristianismo e ao famoso ideal ascético entregava inermes criaturas fragilizadas pelos vícios ao poderio socialista que Nietzsche dizia opor-se em "Humano, demasiado Humano", apesar de em "O Anticristo", o alemão teceu loas ao Império Romano que foi uma forma de poderio estatal histórico brutal.

Enfim, a meu ver Nietzsche viveu entre erros e acertos seus, pois, como diz a Bíblia, dizendo-se sábio, acabou louco, aliás, clinicamente louco.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores