Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 10 de abril de 2016

Amor ao próximo e amizade

A amizade é algo que nos atrai ao outro pelo que temos em comum com ele. Ora as mesmas coisas odiamos e amamos junto com nossos amigos. Superior à essa mesmice a dois temos o amor ao próximo, idéia trazida pelo alvissareiro Cristianismo e abominada pelos incréus cegos, surdos e açodados por prazeres fáceis que não conseguem ver a gratuidade, o dom até mesmo total que pode ser-nos exigido: a generosidade pura e comovente, enfim, a que somos convidados por Cristo Jesus que é a de darmos mesmo a vida por nossos inimigos, por quem nos persegue e calunia que é por quem também oramos com persistência e fervor.


Prova de amor ao próximo - São João Paulo II encontra na prisão Mehmet Ali Agca que tentou matá-lo.

O amor ao próximo, mesmo a um vizinho maledicente, difamador e cruel é superior à amizade, pois os pagãos e maus como o referido vizinho tem amigos, também, mas somente o cristão sabe o que é o amor e amor a quem está logo de cara com ele, ainda que verdadeiramente o desagrade.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores