Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Mais argumentos anti-ateus



O debate ateus contra cristãos ou teístas que se vê na internet é importado dos EUA. É uma briga entre hereges protestantes e ex-hereges protestantes. Não serve para os países católicos como os ibéricos daqui da América Latina ou para a Itália, Portugal, Espanha, Irlanda ou Polônia. Porque vejam, caros amigos, nota-se muitos nesses debates que os ateus dizem não ser possível basear a evidência de se Deus existe ou não em experiências pessoais; muito bem, mas esse experimentalismo subjetivista é próprio do Protestantismo em que o que vale é a opinião pessoal de cada protestante e não a Tradição da Igreja com seu Magistério. O que valeria no Protestantismo muito presente em países como os EUA é a opinião na cabeça de cada protestante que com sua "visão" o herege segue a vida e funda uma nova seita protestante na próxima esquina. Ora, ateus quando forem discutir com cristãos, que discutam com cristãos sérios, de verdade, discutam com os católicos que tem toda uma Tradição que é confirmada por gente séria ao longo dos séculos que são os santos e doutores, ou seja, não é mero experimentalismo pessoal e fragmentado. A verdadeira fé cristã (católica romana) é digna de ser seguida, porque é a fé de 2000 anos. Ora, algo que resiste assim tanto tempo é porque é verdadeiro evidentemente.

Outra coisa, os termos ateísmo e teísmo são fortes, porque Deus é uma idéia poderosa pois refere-se a nada menos que ao Absoluto contra o qual os ateus se revoltam, pois eles, sim, os ateus, como os protestantes, querem que suas opiniões pessoais prevaleçam e a sociedade acabe fragmentada em mil e uma disputas de achismos alucinantemente os mais desencontrados em que vai acabar ganhando quem gritar mais alto com sua facção política, lobby ou grupo de pressão. Deus, sinto muito dizer meus amigos ateus, é algo que não pode ser reduzido pateticamente à idéia de fadas, duendes, unicórnios, Zeus, Apolo ou Posseidon, pois nada disso responde a sede do homem de saber a respeito da fundação última e primeira da realidade que é somente Jesus Cristo, Deus que se fez homem, que é o primeiro e o último, o alfa e o ômega.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores