Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Solidão e multidão

Claro que a solidão mais radical que é a do homem longe de seu próprio Deus Criador como acontecia outrora antes da missão salvífica e pascal de Cristo é o tipo de solidão verdadeiramente terrível, aterradora e definitivamente desesperadora. O próprio amado Papa emérito Bento XVI disse certa feita que a causa do medo é a solidão. Mas a solidão do homem em relação a seus meros semelhantes que não sejam, é claro, seus irmãos em Cristo - realmente, seriamente - fiéis católicos e o clero que lhe administra os sacramentos, mas refiro-me à ralé que é sempre multidão, bem, meu caro leitor, não tema, não, a esse tipo de solidão. Em relação à escumalha que é sempre multidão como formiga não tema a solidão por estar longe da mesma, mas tema, deveras, a multidão.


Creio que o maior problema da humanidade não é a solidão, então, mas a multidão. O problema é o bando, é o coletivo que não é nem o próprio Cristo para saciar-nos definitivamente, guiar-nos e salvar-nos e não é a Igreja (sobretudo o clero e os amados irmãos) que é o próprio Cristo do qual somos membros a nos saciar-nos definitivamente, guiar-nos e salvar-nos. O coletivo, isto é, o mundo é o que nos seduz e aprisiona ao respeito humano, é o que nos conduz ao antropocentrismo, à idolatria, à chantagem do politicamente correto, é o que quer que nos reconciliemos com a terra enquanto sugere que o Céu pode esperar.

Os que se salvarão, os cristão sérios, mesmo que sejam uma multidão, como realmente diz o livro do Apocalipse, após a chamada Grande Tribulação, mas sempre será um pequeno rebanho, como diz a mesma Bíblia, e formado por poucos escolhidos, mesmo que Deus haja chamado muitos, como também dizem as Sagradas Palavras. Essa multidão incontável é um nada perto da tremendamente assustadora multidão mundana que se arrasta como as águas do mar a se quebrarem na praia em ventos de doutrina para lá e para cá, como meninos em roda e sempre exigindo a naturalmente crescente proteção estatal para o seu "direito à crença" em seus aquários, quando é preciso sempre em meio à essas águas turbulentas, nós, os cristãos, pescadores de homens devemos ao evangelizarmos pescarmos homens sensatos que só exijam o direito, sim, à busca da verdade. Crença, minha gente, até os vagabundos da marcha para satanás creem em Satã, não é mesmo? Nós cristãos queremos é a verdade.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores