Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 16 de maio de 2016

São Cristóvão e a vitória antecipada dos hereges

Amigos, eu penso que nos nossos debates contra os hereges protestantes, nós, os católicos já perdemos de antemão, ou já estamos no mínimo fracos. Notem que um grande santo da Igreja como São Cristóvão, absolutamente venerado e amado há quase dois milênios pelos fiéis, tal santo foi retirado do calendário litúrgico romano, a partir do ano de 1969, após o malfadado Concílio Vaticano II... Ora, e por que? Porque só haveriam muito mais supostas lendas a respeito do beatíssimo Cristóvão do que fatos históricos. Eis um preconceito tipicamente da nossa era moderna que teve início com a maldita Reforma Protestante que é aquele preconceito que sem dúvida alguma antecipou o cientificismo positivista do século XIX de que tudo precisaria estar escrito a fim de gozar de validade, um preconceito ditatorial historicista, arquivologista e escrituralista, não é mesmo?

Se formos seguir tal preconceito de que tudo precisaria estar escrito, então, por que não nos tornamos logo protestantes e renunciamos a Tradição Sagrada da Igreja que é oral? Imaginem para os antigos cristãos, os antiquíssimos como os da época de Cristóvão, terem que escrever tudo! Ora, só mesmo na cabeça oca burguesa da modernidade que conta com o consumismo de dispor de muita caneta e papel a disposição, coisas que absolutamente não haviam no século III em que viveu São Cristóvão.

Em outra postagem, aqui em meu blog, deixei a foto de uma imagem de São Cristóvão localizada em uma grande avenida de entrada de minha cidade de Belém, capital do Pará. Fotografei, hoje, pela manhã. O povo de minha cidade é absolutamente e decididamente, como toda a Igreja Santa ao longo desses quase dois milênios, devoto de São Cristóvão, o homem que com usa vida e devoção deu-nos o exemplo de que seguir a Cristo é como carregar o mundo e vencer as correntezas de rios bravios que Cristóvão enfrentava que é o mal e o diabo querendo perder as almas.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores