Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 27 de maio de 2016

São Beda e a vida intelectual para amar a Deus

São Beda, o Venerável a estudar

Hoje é dia de São Beda, o Venerável, segundo o Calendário Tridentino. Lendo a vida do beatíssimo "doutor dos anglos", chamou-me a atenção ele ter renunciado a um cargo eclesiástico importante em vista dos estudos. Ora, nestes nossos dias que correm em que a filosofia contemporânea interessa-se com psicose pela linguagem como se a mesma pudesse como que por mágica criar o mundo ou em outro caso, a filosofia atual só interessa-se em transformar o mundo não em compreendê-lo, surgiu no mundo alguém como meu irmão Beda.

De fato, o Venerável, ao preferir a vida de estudos, o contemplar, ou o como estar em um templo e com admiração, vencendo o indiferentismo dos que acham tudo banal, amam e por isso sub specie aeternitatis acabam querendo mesmo que as coisas sejam e permaneçam o que são, por puro amor, amor ao saber.

Eis, acima, uma descrição da vida intelectual, a bíos theoretikós dos gregos antigos, que eu poderia transpor para uma visão cristã, inspirado no exemplo de renúncia ao poder de São Beda. Ora, o amor aos estudos, eis que é o amor à verdade, às coisas como elas são e, por isso, amor a Deus acima de todas as coisas, pois Deus é aquele que é, o Criador é o real e o homem teorético, como o Venerável, a tudo isso ama e ama também a vontade divina.

São Beda, queridíssimo irmão, rogai por nós, por toda a Igreja Romana, e em especial por nós, estudantes católicos de Filosofia, para que sobre nós, por vossa interseção gloriosa, as graças de que necessitamos para que a luz de nossa razão natural humana realmente nos ilumine e não ouse ofuscar a verdadeira luz que é a luz incriada que é Cristo que não conhece ocaso e que a todo homem é capaz de alumiar o caminho de maneira inigualável.

AMÉM.


Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores