Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Outro sonho de consumo, Weil, a realidade, a violência, a liberdade. Filosofia da filosofia: a essência do meu amor



Caros amigos leitores, realizei meu sonho de consumo de outrora ao comprar o Dicionário Oxford de Filosofia de Simon Blackburn. Agora estou com outro sonho de consumo que é o de querer adquirir o livro Lógica da Filosofia do mestre alemão Éric Weil. Nesse livro, a obra mais importante desse escritor germânico, ele expõe uma constante na Filosofia que seria a dialética entre a liberdade humana do filósofo e o que seria a violência no fundo da realidade. Ou seja, o discurso filosófico, ao longo da História, diria, filtraria os fatos brutos, uma brutalidade como de algo que se impõe, deveras, da parte da realidade.

Pode parecer meio gay, ultra sensível e covarde da parte de Weil intuir a realidade como algo violento, pode ser que ele fútil queira apenas o bem-estar e não a verdade, mas é claro que o homem como filósofo eis que ele é um frágil instrumento, como cristão que sou o chamaria de "pecador", o filósofo não precisa ser um troglodita ao expor o que seria a verdade, a realidade.


O livro de Weil trata da chamada filosofia da filosofia que o estudo da essência do que seria a Filosofia, a metafilosofia. Tal tema me é fascinante e já é de cara Filosofia, já é de cara filosofar por de pronto instituir a gloriosa suspicácia filosófica só que sobre o que seria a própria Filosofia. Ou seja, a Filosofia é sempre busca de consciência e no caso da metafilosofia é autoconsciência, jamais o filósofo sério e verdadeiro é alguém que ignora o que faz, jamais é alguém que vive como um autômato. 


Filosofia da filosofia mostra a essência do meu amor, a única mulher, por assim dizer, que já interessou-me nesta vida que é a minha Lady Filosofia.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores