Autoria: João Emiliano Martins Neto
Santo Tomás More e São João Fisher |
Hoje, dia 22 de junho, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana festeja as memórias de Santo Tomás More e São João Fisher, um era um leigo e político, e o outro um bispo que foram martirizados pela sanha pelo divórcio e pelo poder do rei Henrique VIII no ano de 1535.
O que eu noto pela vida do rei Henrique VIII é que para um político ou há o poder, ou ele detém o poder ou ele nada tem e nada é. Aliás, ser, de fato, um político é ser aquele que amealhou algum poder, algum meio de ação. Henrique VIII poderia perder a linhagem de sua dinastia Tudor no poder por não conseguir gerar um herdeiro homem em sua esposa legítima Catarina de Aragão que só conseguiu gerar Maria e os outros filhos que ou nasciam mortos ou morriam pouco tempo depois ainda na infância.
O poder é tudo para um homem que é político e políticos inescrupulosos de ontem e de hoje fazem tudo pelo poder sem nenhum pudor. Sempre que eu rezo diante do sacrário e quando chego na minha oração pelos políticos, eu rezo para que eles ouçam o bom conselho de Jesus Cristo que disse que aquele que queira ser o maior que seja como o menor, que a todos sirva. Pela humildade pode-se ter o poder máximo de poder ser útil e necessário a todos, eis, segundo o Cristo, a solução para manter-se no poder.
Mas, Henrique VIII querendo o divórcio e apegado ao poder a qualquer custo rompeu com Roma que até hoje não admite o divórcio, fundou a Igreja Anglicana com o Ato de Supremacia tornando-se chefe da sua seita diabólica na Inglaterra, então, Santo Tomás e São João querendo manter-se fieis à Igreja de Cristo foram decapitados.
O poder é como um vício sempre se quer experimentá-lo e quem põe-se-lhe no caminho é afastado até mesmo com a morte.
Santo Tomás More é o padroeiro dos políticos e governantes, que ele interceda por seus méritos superabundantes, a fim de fazer os políticos quererem ser pequenos, mínimos, um nada e assim sendo os menores a todos servirem, com isso tendo real poder em suas mãos que é o de propiciar o bem comum ao maior número de pessoas que é o objetivo da Política.
Santo Tomás More e São João Fisher, rogai por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário