Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Memória de São Luís Gonzaga

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

São Luís Gonzaga


Hoje, dia 21 de junho, a Santa Igreja Católica celebra a memória de São Luís Gonzaga, um jovem santo italiano da Companhia de Jesus. Há uma oração, a primeira oração coleta da Santa Missa de hoje que pede a Deus que conceda-nos, pelas preces de São Luís, que se não o seguimos na inocência que o imitemos na penitência.


Mas, uma coisa é certa, pois já dizia Santo Antônio de Lisboa e de Pádua, que quando recebemos o sacramento da penitência é como se a folha onde estão escritos todos os nossos pecados cometidos, tal folha é tornada branca, pois por tal sacramento retomamos a inocência.


Se a nossa consciência por causa de nossos pecados ficou marcada pela maldade e feiura deles, então, cabe-nos a penitência, mas com o sacramento que é o da penitência, o nome diz tudo, já tornou-nos inocentes do sangue inocente de Cristo que quisemos derramar com mãos homicidas por nossos pecados.


Depois de uma boa confissão ao padre nossa consciência pode ver-se livre de uma grande culpa como a dos pecados mortais e retomamos assim nossa consciência, razão e entendimento obliterados pelas nossas paixões que damos livre vazão para cegar-nos ao pecarmos gravemente.

 

Para alguém que quer estudar a Filosofia como eu, e a Filosofia é como a conceitua Olavo de Carvalho, é a unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa, é fundamental uma consciência penitente por meio do sacramento da penitência que restitui-nos a inocência de tudo o que cega a consciência, que impede o filosofar, ainda que não sigamos a São Luís Gonzaga em sua vida de inocência total, pois ele nem mesmo pecados leves cometeu. 

 

São Luís Gonzaga, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores