Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Quem é filósofo e o paradoxo da esquerda

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Eu estava assistindo a um programa antigo do Morning Show da Jovem Pan em que o assunto era o Olavo de Carvalho e se ele é filósofo ou não e chamou-me a atenção de que alguém poder ser ser considerado filósofo assim o é por causa do consenso dos especialistas. Ora, é um paradoxo da esquerda que defende tanto o pensamento crítico e critica tanto o senso comum, mas prosterna-se ao consenso, consenso fabricado pela própria esquerda que domina as universidades e meios culturais do Brasil. Consenso advindo da filosofia de Immanuel Kant para quem o que resta de conhecimento como conhecimento de uma aparência de mundo e que o é assim "para nós", segundo a teoria do conhecimento subjetivista kantiana, onde o que seja o mundo, ou a aparência de mundo, o é segundo o aparato cognitivo humano, pois o mundo em si mesmo, a coisa em si é incognoscível. Atenção que este "para nós" não inclui o Zé ninguém da rua, mas apenas os tais especialistas da academia.

 

Na verdade alguém é filósofo se tem senso crítico e se leva a razão até as últimas consequências, que crê no poder de compreensão da razão, para a compreensão do que seja a verdade sobre o mundo.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores