Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 15 de junho de 2021

Por que a direita é superior à esquerda?

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

A direita é melhor do que a esquerda, apesar do esquema direita e esquerda vir da Revolução Francesa de 1789, porque a esquerda não tem, filosoficamente falando, capacidade de abstração. A esquerda não consegue discernir o universal do particular, para ela é tudo uma poeira desconexa e atomizada de meros nomes, não havendo assim conhecimento, ciência, luz. A partir de tal resposta, é possível erguer todo o edifício da modernidade que gerou primeiramente a Reforma Protestante do século XVI, inspirada primariamente na pertença de Martinho Lutero ao nominalismo do Frei Guilherme de Ockham que nega o universal, e depois no século XVIII a esquerda propriamente dita com a Revolução Francesa. A esquerda é a inversão do mundo por ignorar a verdade do mundo que a esquerda diz que, com Immanuel Kant, seria incognoscível. 

 

A direita, pelo menos a direita no sentido forte que é a direita católica, monarquista, reacionária e tradicionalista, é tal direita a negação de toda esta cegueira da esquerda e isso a torna evidentemente superior à esquerda.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores