Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Os grandes excomungados

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Os hereges protestantes excomungados, ao menos os protestantes brasileiros atuais, não foram somente excomungados no Sagrado Sínodo Tridentino do século XVI, mas, podem também ser considerados excomungados do concílio do mundo, se houvesse um tal concílio, uma reunião das pessoas de bom senso do mundo todo. Eles estão excomungados do mundo, porque nós, os doentes mentais, somos um clássico dos pequeninos e pobres deste mundo que precisamos de socorro, acolhimento e compreensão devido à nossa debilidade, mas os excomungados, pelo menos os do Brasil atual, ignoram isso, pois a maneira como eu fui tratado nas malditas seitas heréticas protestantes foi cruel. Em uma das malditas seitas, uma calvinista, a Primeira Igreja Presbiteriana de Belém, filial em Belém do Pará da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), em tal seita eu cheguei a ter uma convulsão ali e não recebi uma só lágrima de compaixão por mim em vista daquela situação, mas zombaria do pastor principal. O pastor principal, talvez um sujeito muito covarde, ali, logo que eu comecei a frequentar a seita, chegou a de forma distante e alusiva, do púlpito, a chorar de compaixão, talvez por mim, não sei, visto que eu ficara famoso à época por meus sintomas de doença mental, mas nunca estendeu a mão a mim.

 

Mas, pudera, é compreensível a alienação do mundo do protestante, porque para para o protestante não há a analogia do ente, ou seja, algo da verdade e da sabedoria: Deus, para eles não viria aos homens pelas qualidades da natureza. só restando no entendimento deles a analogia da fé, ou seja, algo da verdade e da sabedoria: Deus, viria somente da fé em Jesus Cristo. Então, portas se abrem para o fanatismo do positivismo bíblico deles: de que somente o que diz a Bíblia Sagrada é o único testemunho sobre o que seja o mundo como se não houvesse mundo antes que houvesse Bíblia: os patriarcas, Moisés, os salmos, os profetas, os escritos e o Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores