Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 13 de junho de 2021

A vergonha e a indecisão

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Os lírios, símbolo da pureza e da castidade


Eu noto que com relação à minha condição homossexual ou de ex-homossexual, porque não mais praticante, graças a Deus, apesar de minha inclinação para a homossexualidade, eu sinto vergonha de meu passado na vida homossexual, mas ao mesmo tempo fico indeciso de se devo continuar minha vida na castidade e na pureza e assim testemunhar ao mundo como é natural.


Bom, se eu sinto vergonha de meu passado na homossexualidade é porque alguma autoridade eu reconheço em meu íntimo que não seja a autoridade do império de minha própria opinião e talante, o que é algo muito comum na mentalidade contemporânea herdada da modernidade. Reconheço alguma autoridade vinda seja de Deus ou vinda dos homens que não seja o meu próprio eu duvidando e que porque pensa, logo, existe como se o pensamento não fosse possível a um chimpanzé, mas que nem por isso esse animal chega à verdade tal qual os homens são capazes de chegar.

 

Verdade, o mundo, que se impõe, é uma presença, diria Olavo de Carvalho, e que ultrapassa os instintos do animal e o mecanismo do pensamento tanto quanto o estômago foi feito para digerir, mas se algo venenoso nele for depositado poderá levar à morte o dono do estômago, por isso não é interessante tomar como medida do que existe, ou medida de todas as coisas o homem, diria Protágoras, pois que o mundo é real, está presente e pode matar tal qual ocorre com um estômago ensimesmado sob o império de digerir e assim duvidando vir a tomar o veneno que mata ou pelo menos pode muito prejudicar.


Agora, a indecisão de se é o melhor a se fazer permanecer na castidade e na pureza sendo ex-homossexual sem dúvida que é fruto de seja tentações demoníacas sobre mim, seja pode ser fruto de minhas próprias paixões desordenadas, seja por vir de pessoas más ou podem ser as três coisas ao mesmo tempo.


O fato é, a vergonha, o deparar-se nu diante da desobediência a Deus, tal qual ocorreu com Adão e Eva idólatras da própria opinião ou do próprio eu, a vergonha e o quanto é penoso tal sentimento, deveria ser como consequência amarga que é, um estímulo para que eu decidisse-me pela castidade e pureza, por abster-me de relacionamentos homossexuais em nome da autoridade suprema do absoluto que é Deus, acolhido na fé, e que não pode mentir e nem enganar-se.


Que os santos no Céu e os anjos, especialmente Santo Antônio, cuja memória celebra-se hoje, dia 13 de junho de 2021, junto com os homens na terra em especial os meus padres confessores que sabem de minhas franquezas, ajudem-me com suas orações para que eu, também rezando muito e mortificando-me, sobretudo pela pureza e castidade, consiga vencer este desafio temível que é a tendência à homossexualidade.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores