Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Guilherme de Pádua: morte e vida psicopata

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Guilherme de Pádua


Eu soube, ontem a tarde à hora do almoço, dia 7 de novembro de 2022, em um vídeo do youtuber influencer Nando Moura, que o ex-ator e atualmente pastor protestante Guilherme de Pádua havia morrido no domingo (6) de um infarto fulminante em sua casa no Estado de Minas Gerais. Guilherme de Pádua: morte e vida psicopata. Guilherme de Pádua se ele era um psicopata, ele passou a vida inteira sem saber o que são sentimentos. Ele passou a vida inteira como um morto-vivo na semi-lucidez, na loucura sem surto, no lusco-fusco de uma vida sem sentir nada, sem ter uma noção nítida da realidade que é composta não só pela razão. Ele viveu anestesiado a vida inteira e em seu instante final infartando sem ter a menor ideia do que exatamente, segundo uma memória afetiva, o que seria a dor, o sofrimento, a angústia, o remorso, o arrependimento se ele tivesse sido a vida inteira uma pessoa normal.


Que Deus tenha tido misericórdia de alguém do tipo de De Pádua, uma pessoa com uma deficiência tão grave que o tornou a encarnação do próprio demônio em vida. Um meu psiquiatra antigo já me disse que o psicopata pode sempre apelar para a compreensão das pessoas acerca do fato dele não ser normal. É preciso compreendê-los. O mundo comporta deformidades tais quais a psicopatia, o transtorno de personalidade antissocial. Pelo menos um psicopata pode com toda a frieza e indiferença que lhe é própria pedir que o interne pelo resto de sua vida em um manicômio judiciário. Ele viverá ali muito bem sem os dramas da solidão e do isolamento que uma pessoa normal padeceria.


Que Deus tenha tido misericórdia de De Pádua. Ontem eu rezei pela alma dele. Em sufrágio d'alma dele e para obter-lhe uma indulgência plenária: que ele vá o mais rápido possível para o céu se a alma dele estiver salva no purgatório. Eu cumpri os passos necessários para obtenção do perdão pleno das penas temporais. Eu fui a um cemitério aqui na minha cidade de Belém do Pará, ali no Cemitério Santa Izabel no bairro do Guamá, uma necrópole municipal. Depois de ir à necrópole assisti à Santa Missa na Paróquia Santo Antônio de Lisboa no bairro de Batista Campos, comunguei e rezei pelo Papa. Dias antes recebi o sacramento da penitência, que é o que é exigido para lucrar uma indulgência plenária por si mesmo ou por uma alma a cada dia até o dia 8 deste mês em vista do dia da comemoração de todos os fiéis defuntos que ocorreu no dia 2, aliás, dia do aniversário do falecido De Pádua. Espero ter ajudado a alma de Guilherme de Pádua ao invés de ficar julgando-o e condenando-o de forma implacável a ele ou a quem quer que seja por mais mal que tal pessoa tenha cometido. No caso, De Pádua matou brutalmente a atriz Daniella Perez a punhaladas no dia 28 de dezembro de 1992. Ele que foi ao velório de Perez fingindo inocência, pesar e dor ali e quando já preso na carceragem, o ator Fábio Assunção, que foi visitá-lo, De Pádua fez considerações ali meramente estéticas, de que sua imagem ficaria arranhada pelo crime que cometeu, sem mencionar com pesar o crime grave e hediondo que cometeu. Um rancor tão implacável diante das ruindades que cometam contra nós pode fazer-nos descer a um buraco mais fundo do que já se encontra o malvado que nos fez mal, por isso é bom perdoar, é bom ser generoso se for preciso até o heroísmo próprio dos grandes e verdadeiros santos. É bom lembrar o que está escrito que ubi autem abundavit delictum superabundavit gratia, onde abundou o pecado, superabundou a graça (Romanos 5, 20 Bíblia Sagrada Ave-Maria). Quanto mais mal alguém foi capaz de fazer, mais somos chamados a exercitar a misericórdia e compreensão por meio de uma grande sabedoria e assim teremos um coração maravilhoso, muito qualificado.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes