Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 13 de março de 2017

Concepção Trágica de Mundo e Utopia - Luiz Felipe Pondé

COMENTÁRIOS QUE FIZ A ESTE VÍDEO DO PROFESSOR PONDÉ:

1) Que bom que os mineiros são solidários no câncer, pois quando alguém está com câncer ou com coisa pior é quando essa pessoa mais precisa de ajuda, mas sem dúvida que a solidariedade somente na dor é uma característica invejosa deprimente.

2) O gordinho boiola aí da platéia que fez uma crítica à cristianização de Platão por obra de Santo Agostinho e a moral cristã que revela uma culpa do homem pecador que pode ser real, sim, mas parece a mim que o gordinho quer é chupar uma piroca e não se envergonha para tal de destruir a tradição e cultura ocidental.

3) No caso do ser humano o mesmo tende a ter filhos por questões filosóficas, metafísicas, teoréticas e literárias, sim, porque não somos animais, não somos guiados unicamente pelo instinto, temos com isso nosso lado angelológico, ainda que em alguns homens pecaminosos o lado animal, que o ser humano arrasta indubitavelmente, prepondere.

4) Friedrich Nietzsche desprezou ou ao menos relativizou tanto outro mundo que acabou como aquele que nunca comeu melado, lambuzando-se, e lambuzou-se tanto que morreu de sífilis, uma doença venérea. Eu prefiro, como cristão que sou, tentar, com a graça de Deus, viver uma vida ascética, como preconizava Arthur Schopenhauer, mas não como uma força de disfarçar a uma covardia, como como razão criticava Nietzsche, mas por saber como Platão e Jesus Cristo, de que este mundo é precário, jaz no maligno e é perigoso, quem na carne vive que espere a destruição, a corrupção, um fim terrível tal qual o de Nietzsche e de tantos outros.



Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores