Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 15 de julho de 2023

O sobrenatural, a justiça e amor eternos e o mundinho fechado e desconexo da história humana

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Crer no sobrenatural, na Igreja Católica (de preferência e não em seitas protestantes, ioga de academia, cristais ou Reiki), é fundamental para que ideias como justiça e amor não sejam dados de um mundinho fechado e desconexo de uma poeira atomizada de homens cada um com a sua verdade ou melhor dizendo, cada com a sua vontade cega para o que seja o verdadeiro bem, algo que é próprio da história humana onde o que é justiça é algo espúrio e revoltante como o bem do mais forte ou o que é melhor para um bando ou facção que pode ser de bandidos e celerados. E onde o amor sem a ideia eterna de amor é apenas algo inventado conforme dizia Cazuza na letra de uma de suas canções famosas, amor que ele inventou para se distrair e distraídamente sem vigiar e orar, certamente ele se manteve distante da Igreja Católica, ele pegou a AIDS que o matou nesta brincadeira, invencionice.



O mundinho fechado do homem fazendo a própria história segundo um padrão e armadura da própria razão humana kantianamente organizando por si mesma o que é o mundo, a bagunça que viria dele sem o tratamento humano, pois fora disto viria só obscurantismo tudo o que passe desta estreiteza doutrinária subjetiva de Napoleão Bonaparte de hospício ou o que seja o mundo é o que o homem diz dele, sem o sobrenatural e o metafísico. É um mundo sem intelectualismo, é pragmático, sem a filosofia, sem real conhecimento, eis uma vida que não merece ser vivida, pois sem reflexão, diria Sócrates.


A história construída só pelos homens, sem a meta-história, sem a história sagrada é apenas acabar dando razão para um Fidel Castro psicopata que já dizia que a história o absolveria. Realmente, a história do mundinho fechado só de homens, horizontal e plano, obsediada discretamente pelo demônio, sem a verticalidade do sobrenatural, de Deus, é o mundinho controlado, é a economia planificada socialista de Cuba, um plano insano de controle materialista como se a alma humana não pudesse se elevar mesmo que diante das condições as mais terríveis, o caso do testemunho o mais cruento, brutal e violento de um Jesus Cristo e dos santos. Pode-se dar um excelente testemunho de superação mesmo com uma doença mental, eu mesmo já passei por isso, eu que sou doente mental gravíssimo, mesmo que o mundo ignore que certamente em uma nação fechada comunista tipo a Coréia do Norte certamente tem ali exenplos de santidade e sabedoria: autosacrifício que não há censura estatal ao verdadeiro bem e justiça, não há fome ou canibalismo que possa abafar.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes