Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 29 de março de 2017

O sentido da vida em um mundo sem sentido

Caro amigo, o sentido da vida ou uma vida com sentido, eu a você diria que não se segue que você encontre tal sentido no mundo. O mundo jaz no maligno, como diz a Escritura, e o mundo, o conjunto de todos os homens predestinados, uns para a vida eterna, e outros ao tormento eterno, no caso desses últimos, eu diria que, primeiramente, porque todos os homens, predestinados para o Céu ou para o Inferno, estão todos encerrados em condenação, porque, com Adão, nosso representante no Éden, éramos um só homem com ele, todos nós, homens de todos os tempos, com Adão pecamos todos, traímos a ninguém menos que ao nosso próprio Criador, e, ainda, temos os nossos momentos pessoais em que somos Adão de novo e de novo e de novo, por causa de nossos pecados atuais. Bom, então, segue-e, caro leitor, que o mundo é tudo junto e misturado, o mundo têm de tudo, o mundo têm os maus, os predestinados para o Inferno, seja segundo a soberania divina, seja misteriosamente e dialeticamente, por causa de suas próprias escolhas frias e deliberadas pelo mal, porque preferem reinar sempre, ainda que no Inferno, do que serem escravos de Deus, mas no Céu. Enfim, o mundo é trágico, amigos, seja por causa dos males morais dos homens, inclusive dos predestinados para o Céu, os quais sempre poderão pecar novamente, atualizarão seus pecados, até o último dia de vida, seja por causa de doenças e por causa, por exemplo, de intempéries naturais e climáticas como terremotos, enchentes, tempestades, vulcões e raios, pestes, epidemias, a presença de animais ferozes como felinos, cães terríveis como lobos, serpentes, escorpiões, demais insetos peçonhentos, vermes e assim por diante, que eu, meu caro leitor, poderia dizer que em suas manifestações mais cruentas: com resultados destruidores, sem nada a ver com o necessário equilíbrio ecológico, são efeitos da queda, não tenho dúvida.

Pelo dito, tudo isto supracitado, caro amigo, perfaz o que para o incrédulo sempre míope, que não frequenta a Bíblia, seria a tragédia e insanidade deste mundo, mas que para os salvos, para os crentes, seria apenas um intervalo rápido e temporal rumo à eterna glória no Paraíso celeste que aguardaria a todos os que creem e apenas creem (sola fide) no Redentor Cristo Jesus.


Amém.

Oração de ação de graças por libertação


Obrigado, ó Cristo, porque em Ti, ó adorado e glorioso Senhor Deus todo-poderoso, levastes as nossas dores, doenças e enfermidades, como profetizara o santo e bem-aventurado profeta maior Isaías. Em tuas chagas e feridas de tua paixão, mas também de uma vida inteira apaixonada pelo pobre homem, ó Deus meu Redentor meu irmão, como nenhum homem por mais sábio, esperto ou santo e diligente operário, poderia garantir a própria cura e libertação, obtida somente pela fé (sola fide) em vós, ó  Redentor.

A pior das chagas, a doença mais escrota de todas as doenças escrotas, Senhor Jesus, que é o orgulho, a própria condenação de Satanás, para todos os que simplesmente confiam Ti, ó Deus, podem obter a cura e tal ferida que a tantos paralisa, incapacita, envilece e fecha para sempre o Céu. Obrigado Deus. Obrigado, ó meu Pai por tais bençãos... 

Que Tua Igreja, Tua eleita, predestinada desde antes da fundação do mundo para a redenção possa confiar em Ti, ó Deus. Tal benção gloriosa, realmente redentora, eu a Ti imploro, ó Pai, no nome de Teu santo Filho, o Senhor Jesus e amém. Graças a Deus.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Alerta aos pentecostais: a hipocrisia dos que se dizem “em defesa do evangelho".

O Reverendíssimo senhor pastor Silas Malafaia soltou mais abaixo, mais um vídeo seu bombástico, com a sua típica violência verbal e psicológica típica de pentecostais e neopentecostais ou de pentecostais ou neopentecostais carnais, porque eu mesmo simpatizo com o Pentecostalismo, não penso só em dinheiro como o senhor pastor Malafaia, logo, não sou de jeito nenhum neopentecostal, mas também, com a graça de Deus, procuro vigiar para ser manso, humilde e piedoso como convém ao cristão, a fim de ser um pentecostal espiritual, de nobre estirpe.

Pastor Malafaia, Vossa Senhoria e Reverendíssima, falando mal do cigarro, enquanto Vossa Senhoria bebia uísque, sim, uísque, em um hotel cinco estrelas, aqui na minha cidade de Belém, a capital do Estado do Pará, no extremo-norte do Brasil, quando do centenário da primeira Assembléia de Deus que surgiu no mundo, na minha cidade, a Igreja-mãe, ora, o senhor criticando um hábito como o tabagismo, um hábito absolutamente besta e inócuo, enquanto bebia uma bebida caríssima e forte, tal qual o uísque, segundo um amigo meu que trabalha no referido hotel e viu Vossa Senhoria e Reverendíssima a tomar a água que passarinho jamais beberia, de fato, é piada esse senhor agindo como os fariseus que engoliam o camelo e coavam o mosquito.

Bom, mas à parte a questão ética, no caso da fé, a doutrina da fé, eu mesmo simpatizo com o Pentecostalismo, porque os dons espirituais são perenes na Igreja de Cristo, Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre, como diz o autor de Hebreus, não devemos proibir que se falem em línguas. Agora, com relação à necessidade, no chamado Pentecostalismo clássico assembleiano de se precisar falar em línguas como evidência de que alguém fora batizado com (em o/no) Espírito Espírito Santo, bem, já na era apostólica, como relata o livro de Atos, os apóstolos quando pregaram aos samaritanos, eles mesmos não falaram em línguas quando foram batizados como (em o/no) Espírito Santo. Então, parece ser uma furada e um radicalismo tal exigência assembleiana de que para o cristão ter o Espírito, ele precisar falar em línguas e mais, São Paulo diz aos coríntios, de que nem todos falam em línguas.

 

Homens casados que curtem fotos de mulheres nuas é normal? - Luiz Felipe Pondé

Eu que sou um ex-gay ou um gay não praticante, para quem não crê que a união mística com Cristo absolve o homem, bem para mim se eu caísse na tentação de ver fotos de homens nus ou seminus, em uma clara recaída na homossexualidade, com a prudente ressalva de serem vistas as fotos em uma rede social e virtual fechada, bem mostraria tal atitude como a minha que está sendo difícil para mim viver na heterossexualidade e, como diz o mestre Pondé, eis que é um belo recado para a minha cônjuge, de que ela não está mais agradando.

 

Visão minha acerca de direita e esquerda

Eu vejo que a direita vai sempre à reboque da esquerda. A direita é por definição reativa, a esquerda age e é propositiva, é pró-ativa. A direita só reage, porque a esquerda age, cria e edifica algo. Segundo a filosofia de Friedrich Nietzsche, a direita seria a defensora da verdade, a esquerda da vida. Ora, mas não era Thomas Hobbes que dizia que primum vivere, deinde philosophari? Ou seja, devemos primeiro viver, para depois filosofarmos? O vôo da coruja de Minerva, símbolo da Filosofia e da Pedagogia, só dá-se no final do dia, ao cair da noite, depois que a História já aconteceu durante o dia. A esquerda faz História, segundo tal escopo. Bom, a direita vai reagindo, mas se o Sr. Jair Messias Bolsonaro estiver a mentir ou a ter uma visão muito arcaica de gente de 12 anos de idade no Brasil urbano, a direita está reagindo baseada em uma mentira. Refiro-me ao caso da distribuição do famigerado Kit Anti-homofobia que a direita chama de Kit-Gay e que Bolsonaro gosta de usar como propaganda de si mesmo, quando ele expõe-se ao público na TV, dizendo que combatia o tal kit que era endereçado às "criancinhas". Bom, mas segundo um meu ilustre correligionário da esquerda, o Sr. Leonardo Stoppa, que está sendo processado pela família Bolsonaro, o tal kit era para pessoas a partir de seus 12 anos de idade e não para "criancinhas". Claro, gente de seus 12 anos de idade é imatura, estão legalmente no Brasil, na menoridade, mas já são crianças que, biologicamente, já fazem outras crianças, talvez o kit pudesse ser útil.

domingo, 26 de março de 2017

O epicurismo na ética e na fé

O senhor pastor Silas Malafaia mostrou-se um grande pecador naquela entrevista dele ao Roberto Cabrini no programa Conexão Repórter, do SBT, porque contrariando o que disse São teriaPaulo aos romanos, Malafaia disse que homens mendigos e no alcoolismo não são crentes em Deus. Ora, nada nos separará do amor de Cristo, disse o mencionado São Paulo, e se há homens que caíram, como no alcoolismo e na mendicância por causa de desleixo como a vagabundagem, eles um dia hão de se levantar, sobretudo espiritualmente, imperceptivelmente ao mundo, mas intimamente, antes do último suspiro, lá mesmo na rua da amargura e da mendicância, hão de converter-se e irem para o céu, enquanto o Malafaia lá na mansão dele, luxuosa, no instante da morte do referido pastor uma porta na mansão do Malafaia abrir-se-a, e será uma porta para o inferno.


O Sr. Conde, do vídeo que e segue, abaixo, não entende nada de epicurismo. Na filosofia do grego Epicuro o que seja o prazer deve ser algo depurado, Epicuro dá o exemplo dos molhos que devem ser os menos condimentados e temperados possível. Agora, é claro que uma ética do prazer é bastante manca, porque o prazer é uma compensação, é um brinde de consolação, nem sempre vem, nem sempre acontece, nem sempre ocorre a compensação e a consolação, outrossim, o que se dá na alma no âmbito da consolação dá-se nas camadas mais baixas da alma humana e não ainda na alma racional e intelectiva. Entretanto, o epicurismo pode ser um bom treino para a busca dos prazeres mais finos e espirituais, para uma demanda de consolações as mais econômicas possível. 

O Catolicismo não é restauração de ordem espiritual porcaria nenhuma, porque eis que é um outro evangelho, um evangelho adulterado, é a velha notícia pagã do homem querendo construir uma torre de Babel para chegar ao céu, não crendo que somente pela fé (sola fide), que é o princípio material da gloriosa Reforma Protestante do século XVI, é que pode tornar o homem o justo e meritório diante de Deus, somente pela fé em Cristo, mediante a qual a justiça e méritos do Redentor Jesus Cristo podem ser imputadas e não infundidas ao homem, como errôneamente ensina Roma.

 

Programa Na Moral - Debate com Pr. Silas Malafaia Quais os limites da moral na TV

Um homossexual pode livrar-se da homossexualidade, no sentido de que pode dar uma chance para como que aprimorar o próprio gosto, pode interessar-se pelo sexo oposto para o qual foi preparado por natureza, tanto quanto porque o sexo oposto complementa afetivamente um ao outro. Eu, com a graça de Deus, pois sou evangélico, considero-me um ex-gay, porque diz a Bíblia que nenhuma acusação há para quem está em Cristo Jesus, considero-me um gay não praticante, humanamente falando, a parte do que diz as Escrituras, porque ainda que tendo preferência afetiva por rapazes, mas abandonei, graças a Deus, o bom esporte homossexual, e penso que, com Deus em minha vida, eu posso tanto ser casto e celibatário abstendo-me absolutamente de sexo e viver somente para Deus, como diz São Paulo na Escritura, quanto eu posso ter boa vontade para interessar-me pelo sexo oposto. Por fim, como cristão, eu creio no milagre, Deus pode reverter a minha condição desordenada inversiva na homossexualidade, pois para Deus nada é impossível e a descrença e o desleixo espiritual e mesmo intelectual, deve abandonar os gays que relaxam muito fácil entregando-se ao erro homossexual.


A jovem senhora da família que assistia ao programa Na Moral, disse que lhe foi dada uma boa educação, mesmo sem mostrar as deformidades e déficits do mundo como é o caso da homossexualidade, mas isso justamente é ocultar a realidade má do mundo. Eu, na minha experiência homossexual pessoal, já vi pessoas comuns espantadas de terem em mãos simples folhetos, fliers, anunciando uma gay pride, uma parada gay aqui na minha cidade de Belém, a capital do Estado do Pará, no extremo-norte do Brasil. Ora, que raio de educação é essa que mais obscurece, oculta, torna invisível e completamente ignorado o mundo? É interessante, então, a Arte como a Literatura e os folhetins televisivos como os da Globo e de outras TVs, então, do mundo todo, mostrarem tudo, sem qualquer compromisso político ou ideológico seja progressista ou conservador, mas mostrar o que se passa neste nosso baixo mundo que jaz no maligno, como claramente disse São João apóstolo na Escritura.


O vilão é todo o homem pecador, segundo um escopo cristão, comum ao Brasil e ao ocidente, o vilão é todo o homem, escondido na neurose, como diz Sigmund Freud, o esculhambador geral da grande paróquia ocidental cristã.


O senhor pastor Silas Malafaia mostra uma face muito unilateral de Deus, um Deus conservador de direita irado, apressado e com um ódio quase incontrolável, diante do homem, por natureza, filho da ira divina, digno mesmo do inferno. Eu discordaria do grande e corajoso pastor senhor Malafaia, pois sou esquerdista e vejo Deus em Cristo Jesus como o primeiro esquerdista, vejo-O como um Ente supremo gracioso, que, pelo menos no Cristianismo, ao humanizar-se em Jesus Cristo, antes foi muito mais gracioso, paciente, doce e manso do que irado e raivoso, tal qual se mostrou no programa global do Na Moral, o senhor pastor Malafaia.


TV Globo é um lixo, é um órgão de comunicação social muito tendencioso, para engenharia social, é de um esquerdismo maquiavélico, absurdo. A Globo não sabe mostrar nenhum assunto humano como divórcio ou homossexualidade com honestidade, mas como uma caricatura ativista e tendenciosa. A Globo deveria ser fechada, in limine!


sexta-feira, 24 de março de 2017

Ariovaldo Ramos: você é marxista?

Esta fraternidade, na visão de Cristianismo do reverendo Ariovaldo Ramos, que não nasce do decreto é a privatização e a subjetivação do Cristianismo, é tornar o Cristianismo uma ilusão. É claro que a fé da maioria de um povo como brasileiro que é cristão deve tornar-se social, real, coletiva e concreta e a Política é o meio, os decretos, leis e instituições são suas partes constitutivas, evidentemente. A visão de Ariovaldo e a de muitos cristãos é um sonho, é um devaneio, é liberal e individualista. Não é preciso ser marxista para perceber o quanto o Protestantismo dissolveu a fé cristã em uma esquisitice para ser vivida na insignificância doméstica ou em cada seita protestante de cada esquina que pensa bem diferente do que os seus irmãos da seita protestante da outra esquina pensam. Eu sou protestante, por acaso, sou protestante, por uma questão de fidelidade à Sagrada Escritura, mas é evidente que não posso deixar de reconhecer, com lucidez, que o Protestantismo foi a causa do que possa haver de justo na revolta do meu mestre Karl Marx, pois eu sou esquerdista e Marx é um Olavo de Carvalho para nós, da esquerda política, Marx é o nosso nous.

 

O espiritismo acima dos evangelhos

Porra, o Jorge Luís Rodrigues bate a cabeça em uma muralha, porque Elias, conforme diz a Escritura, foi assunto ao céu em corpo e alma, sim, e não há controvérsia alguma sobre isso, como diz o Conde, por causa de seus prejuízos romanos. Elias, o profeta hebreu não morreu, fato, pelo menos para nós, cristãos sérios e consistentes, por que bíblicos: protestantes históricos. Jorge, meu amigo, livre-se do Cristianismo, fundamente a sua filosofia espírita no pitagorismo e no orfismo ou mesmo no glorioso platonismo, daria mais certo.



O nosso grande amigo Jorge Luís Rodrigues, no ponto de número 06 de seus argumentos, ele diz que o batismo cristão não havia na época do diálogo entre Nosso Senhor Jesus Cristo com o fariseu Nicodemus, mas isso é um erro, porque São João Batista, o Pródromos, o Precursor, ele já batizava antes do ministério público de Cristo e os próprios apóstolos e discípulos batizavam durante o próprio ministério público do Redentor neste mundo. Agora, é claro, a idéia de água para que haja a regeneração, a palingenesia (do grego), o novo nascimento do homem com o perdão de seus pecados: o original e os atuais, é uma doutrina católica e das dioceses ortodoxas cismáticas, para nós, protestantes, quando a Escritura fala em água, está a falar da Palavra de Deus, a qual quando pregada, anunciada no chamado Kerigma (do grego: anúncio), convence o homem de seu erro e o converte a Cristo, sob a ação do Espírito. Nós, batistas, em nossa idéia do credobatismo, ou seja, de se não batizar crianças, isto é, pessoas que ainda não atingiram a idade da discrição, bem mostra e com rigor e fidelidade o nosso seguimento batista acerca do mandamento bíblico para a ministração do sacramento do batismo.

Agora, com relação ao excelente, mas apócrifo livro da Sabedoria, presente na Bíblia católica e das dioceses ortodoxas cismáticas, que falaria de reencarnação, segundo o Jorge Luís, bom, isso é um problema bem chato, ao que a mim parece, do Conde e de seus aparentados cismáticos, isso que dá não terem aderido à Reforma Protestante do século XVI, a qual excluiu literatura espúria, ainda que muito rica em saber, mas meramente humano, como os pseudoepígrafos ou apócrifos como Sabedoria.



quinta-feira, 23 de março de 2017

Entendendo o Socialismo

Eis, ao meu ver pessoal, um excesso direitista e conservador reduzir o Socialismo ao tal exemplo do vídeo supra. Uma sociedade individualista e tão competitiva como querem certos círculos radicais conservadores, pelo menos o do senhor do vídeo, reduziria as próprias conquistas de nossa civilização cristã ao que vemos, hoje, no Brasil e em demais países ocidentais, com a fé cristã, base de nossa cultura, à uma esquisitice individual doméstica e privatizada. Eu penso que um Socialismo democrático e em justos teores realizaria, ainda em nossos dias, o projeto da Santa Igreja Católica Romana, da fusão do Império com a religião de Cristo. Nossas instituições em um Socialismo dito democrático seriam, a prática dos fundamentos da fé cristã dos povos ocidentais, bem diferente do que se vê, hoje, no ocidente liberal, burguês e protestante em que nas igrejas protestantes, eu mesmo sou protestante por uma maior fidelidade à Bíblia, pessoas barganhando miseravelmente diante do próprio Deus por prosperidade material e pessoal.

 

Allan Kardec: superior a Cristo

Porra, eu fui espírita durante oito anos de minha vida, de 1998 a 2006, frequentava o Centro Espírita Yvon Costa, na Travessa Castelo Branco, bairro de São Brás, no subúrbio daqui da minha cidade de Belém, a capital do Estado do Pará. Mas, depois desse período, livre dessa cegueira, graças a Deus, entrei para a Assembléia de Deus (Templo Central - Igreja-mãe), tornei-me, graças a Deus, protestante. Porra, como fui burro e como há amigos meus burros na porra do Espiritismo que eu tento abrir-lhes os olhos, mas eles não cedem, mas é claro que muito da casmurrice brasileira em prol das idéias espíritas, vem da idéia de Cristianismo deturpada pela Igreja Católica, porque para nós, protestantes, a graça e somente a graça (sola gratia), como evidentemente diz a Escritura, é suficiente para a salvação humana. Ora, é cultural para o brasileiro que o bom filho faz Deus ser-lhe propício, mas a Escritura e o Cristianismo historicamente, ainda que confundido pelas mentiras romanas, diz que Deus escolheu, predestinou, desde antes da fundação do mundo, a um povo, para a redenção, não anteprevisa merita, isto é, do latim, não por méritos previstos dos homens, mas Deus conheceu pessoalmente pessoas, antes da criação de céus e terras, gratuitamente, absolutamente destinou um povo para a redenção, segundo a regra da soberania ou o conselho da vontade absolutamente soberana e poderosamente em glória graciosa, sem que o homem precise em nada ser tributário, desse mesmo Deus.

Os espiritistas dizem que a idéia espírita seria a um só tempo religião, filosofia e ciência, mas, como pode isso se há no saber a chamada univocidade dos termos? Ou seja, não podemos dar o mesmo nome para coisas diversas. Não podemos em nosso discurso sermos equívocos. Ciência é uma coisa, Filosofia é outra e a Religião é uma terceira coisa diversa. A elite espírita brasileira, representada por aquela bichona Divaldo Pereira Franco, baiano de Feira de Sant'Ana, que em sua biografia tem coisas muito interessantes e intrigantes, mas pessoas como ele sabem, claro que sabem, que o discurso de justificação espiritista, é muito absurdo. Ora, o Espiritismo é uma prática, seria a ciência do contato com os mortos, seria a prova material da imortalidade da alma, e se há algo de verdade, então, no Espiritismo, tal prática não pode confundir-se com absurdos como a falha do equívoco e não pode misturar-se com seus antagonistas como o Cristianismo, tal qual o Budismo, eminente como é, todavia, não pode imiscuir-se com o Cristianismo, ambas idéias caminham neste mundo paralelamente, sem jamais tocar-se.


Conde, veja bem, na idéia espírita, o homem tem unidade, sim, na pluralidade de suas existências materiais, são os papéis que mudam ao longo das mesmas até o cume evolucional, até o homem tornar-se puro espírito, superior espírito. A questão é o esquecimento do passado, pois no escopo espírita, o homem ao encarnar esqueceria do que passou em sua vida passada e em todas as outras, somente ao "desencarnar" o homem lembraria de tudo, ou como dizia Platão, Allan Kardec vale-se de Platão, que antes de encarnar a alma tem o conhecimento do que seja bem, verdade e beleza, mas que durante a encarnação o homem pode relembrá-las ao achegar-se ao conhecimento, que na prática como mostra literatura espírita romanceada, dá-se quando o homem ao longo de sua vida tem como que um déjà vu, ao ir a lugares, ver pessoas e encontrar-se em certas circunstâncias que lhe relembrem o suposto passado de outras ditas encarnações. Uma sugestão que eu dou aos espiritistas, é que esqueçam seus antagonistas como o Cristianismo e procurem substância filosófica no platonismo, no pitagorismo e no orfismo.


 

quarta-feira, 22 de março de 2017

O ser de esquerda ou o homem de esquerda

Karl Marx, o Olavo de Carvalho da esquerda
Ser de esquerda, mesmo que falar em ser pareça ser um luxo liberal e burguês de direita de gente que prefere nunca mais voltar para resgatar os seus outros companheiros escravos na caverna platônica do pecado ou da ignorância, mas em termos de definição e aprendizado, ser de esquerda é ser homem, é ser propriamente homem, artífice, artista ou ainda filósofo. Já comecei, então, a identificar o que seria ser de esquerda com o homem de esquerda, logo, o ser parece ser a própria ética do homem de esquerda no mundo. Então, ser de esquerda, seria ser propriamente humano, isto é, alguém que como os deuses tem-lhes o fogo roubado do Eterno, por Prometeu. Ser de esquerda, o homem de esquerda, é alguém que comeu do fruto proibido no Éden, mas ainda que não sendo imortal como os deuses, têm-lhes como que algo que é o de ser filósofo, como dito, é o conhecedor de bem e mal, artista e artífice, esse seria o esquerdista e isso seria, por fim, ser de esquerda, ao meu ver pessoal.

Minha declaração de amor ao Brasil


Eu amo o meu próprio País, o Brasil, sou, por isso, propriamente brasileiro, eis a minha brasilidade, a festa é parte constitutiva de minh'alma. Ao fim e ao cabo, nada precisa ser definitivamente tão sério e triste. Mas é claro que há coisas que são incontornavelmente tristes e sérias, portanto, a cultura e alma brasileira não seria perfeita.

terça-feira, 21 de março de 2017

Razão e Sentimentos - Clóvis de Barros Filho - Aula 3

Porra, Prometeu deu o fogo dos deuses aos pobres homens, a astúcia, mas em mim mesmo eu sou ferido nessa astúcia, pois eu sofro de transtorno bipolar e preciso tomar uns remedinhos controlados para estar bem. Então, deveras, pelo dito pelo mestre Clóvis de Barros Filho, os deuses não punem somente a Prometeu, conforme diz o mito que uma ave comeria o fígado de Prometeu, como Satanás que é atormentado no inferno, os deuses atormentam pelo menos alguns homens como eu, pois podem ser tão astutos como os deuses. 


Aristóteles não seria nada sem seu mestre Platão. O professor Platão era um predestinado, sacou a porra toda sem precisar ficar examinando as hemorróidas dos orangotangos. A realidade das idéias, ou universais, como se dizia no medievo, é um fato pungente, porque há coisas singulares e individuais como que uma poeira atomizada no mundo, a exemplo dos deuses, os homens, os animais e as demais coisas, que colidem com as idéias universais que temos de deuses, homens, animais e demais coisas. Aristóteles era bem miserável.

 

segunda-feira, 20 de março de 2017

Fernando Holyday, gay e anti-esquerda

O Fernando Holyday como gay que ele é, deveria apoiar a causa gay, defendida pela esquerda, que tende a ser mais sensível à causa dos pobres como a dos gays. É claro que Karl Marx ou que outros líderes da esquerda como Ernesto "Che" Guevara e em todos os países mais à esquerda, historicamente, os gays foram perseguidos, Che Guevara e seu companheiro, Fidel Castro, de fato, eram homofóbicos, mas seria muito mais interessante um gay, que pretende viver a vida toda como gay, pois ao contrário, eu, por exemplo, sou ex-gay, porque sobretudo eu sou cristão, mas o Holyday, deveria dar todo o apoio ao lado do espectro político mais sensível às causas dos historicamente discriminados. O que ocorre, hoje, é uma modinha de dizer-se de direita, sem uma sincera reflexão da parte de muita gente. A direita é a força política de quem prefere muito mais estudar, o que é louvável, mas em deleitar-se a vida toda em observar o mundo do que tentar atuar neste mesmo mundo para, sim, burilá-lo, como que melhorá-lo, sendo o homem sempre artista para diminuir dores e incapacidade humana, fruto da queda no Éden. Então, a feiúra do mal que há no mundo como ao avistarem um gay, certamente choca e afasta um conservador da pessoa de um gay, mais do que um esquerdista que procura sempre quase como que intuitivamente e visceralmente lutar pelos mais desfavorecidos.

Filosofando um pouco sobre a esquerda

Eu, hoje, voltei a ser esquerdista, porque creio, sobretudo, que a esquerda melhor adequa-se à minha fé cristã, pois nem mesmo Deus simplesmente quis, como Ele poderia e estava no Seu divino direito, destruir a humanidade inteira, por natureza (a direita vive obcecada pelo conhecimento de uma tal natureza, o ser) como diz a Bíblia, filha da ira divina. Mas Deus fez-se humano no hebreu Cristo Jesus, animou-se a dar a vida pelos maus, raramente alguém imolar-se-ia por um malfeitor, e a prova disso é a impaciência de muitos da direita com relação aos maus como gays, prostitutas ou bandidos. Todavia, Deus foi bom com o homem, como eu vejo que a esquerda pode ser boa com os pobres e proscritos da sociedade. A esquerda tende a apressar-se a socorrê-los, não fica como certos iluminados de direita, contemplando a verdade do ser, somente interpretando o mundo, não retornando jamais à caverna platônica tenebrosa do pecado para tentar resgatar aos seus irmãos de outrora escravizados na ignorância, tanto quanto ele era escravizado. Agora, o que vemos, hoje, como esquerda, é uma força política no Brasil e no mundo todo dando todo o poder e força aos mais fortes, gente mais forte, mas ao mesmo tempo fraca espiritualmente e moralmente, já que a esquerda vulgar, hoje, mesma é algo que se poderia identificar como cristã secularizada, isto é, o êmulo cristão de se querer a justiça social, tornou-se uma neurose, a esquerda esqueceu de sua origem e, então, se deseja ajudar o pobre e o proscrito como o proletário, o gay ou a prostituta, a esquerda faz isso mantendo uma situação que é ruim para essas pessoas como a pobreza, a homossexualidade e a prostituição, então, eis que a esquerda tornou-se vazia espiritualmente, totalmente vazia espiritualmente, restando apenas uma força de destruição em nome do niilismo do interesse e a busca, expansão e manutenção do poder a qualquer custo.

O que é uma vítima social? - Luiz Felipe Pondé

Eu vejo o conceito de vítima social como algo brutal e nivelador por baixo de toda uma coletividade, do social, como culpado por vitimizar os incapazes. O que há é vítimas de certos indivíduos desgraçados, sem a graça de Deus, que infunde ao homem a caridade pelos pobres, mas tal idéia cristã, sem dúvida, a esquerda revoltada e atéia, em geral, não dá atenção.

 

Um adendo ao ex-gay e o descrente

Acho que postei algum texto neste meu blog Crassus Philosophus, ou em alguma outra rede social, falando acerca do erro de dizer-se que haveria uma natureza homossexual. Ora, caros leitores, eu mesmo retornei à esquerda e venho aprendendo, na busca - com a graça de Deus - de uma sabedoria acerca das questões politicas, que a esquerda ressalta, o que é muito real, algo de irracional, de inacessível à pobre humana capacidade de inteligir, pois não somos como os deuses, só Deus - ensinavam os filósofos gregos clássicos antigos - é o sábio, é onisciente, sabe tudo, nós, homens, podemos ser apenas filósofos, somos sempre aprendizes do princípio ao fim. Ora, caros amigos, então, nada justifica na tradição esquerdista de crítica e desafio ao que seria apenas o status quo de homens ávidos pelo poder, que justo a esquerda defenda uma tal bandeira de apoiar-se em um tal conhecimento cabal, como que digno de deuses, no que tange à uma tal natureza do real, no que se refere à homossexualidade, quando parece evidente que onde há natureza homossexual, se um gay ou uma lésbica não têm em suas naturezas físicas, de fato, anatomo-fisiológicas, também genéticas, uma como que constituição ao menos híbrida, porque segundo às suas fantasias sexuais? Ora, um homem gay não tem o que os gays popularmente chamam de "cuceta", ou seja, uma mistura jocosa de ânus e vagina, assim como o clítoris ou o famoso grelo da vagina de uma lésbica, por maior que seja, não se compara e não funciona como um pênis de um homem para penetrar, dar prazer e fecundar à outra fêmea.

A esquerda, com razão, vê uma crítica, vê um limite para o humano saber, para o humano acesso à verdade do ser, e por isso não perde tempo em defender os pobres e proscritos como os gays ou encarcerados ou as prostitutas, contra uma concepção quase ou senão exatamente como que iluminada da parte de conservadores de direita que achando-se como que deuses, os verdadeiros sábios, tendem a ser capazes de discriminar e alijar dos meios de ação, do poder, alijar do convívio social, à todos aqueles incapazes de estarem à altura do mundo. Porém, a esquerda gayzista radical erra ao defender uma tal natureza gay, evidentemente para mim absolutamente fantasmagórica no que os psiquiatras dizem que os homossexuais sofrem mais ou menos de um delírio alucinatório. Defende a esquerda atual, uma como que natureza LGBT, quando não há, porque o que aparentemente há é que vemos, machos e fêmeas da espécie humana, se têm tendências homossexuais, com idéias sui generis, invertidas com relação à própria sexualidade, em choque com o próprio corpo e em choque com a afetividade humana e animal complementar, oposta, mas complementar, ou seja, macho e fêmea e vice-versa.

domingo, 19 de março de 2017

O ex-gay e o descrente

"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.
Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus." (1Coríntios 6:9,10 ARA)

Conversava com uns amigos em uma chamada live, no site Youtube, ou seja, em diálogos ao vivo e com vídeo no referido site e pedia em tom de cortesia para que uma certa moça aceitasse a ajudar-me a que eu seja um ex-gay. Ora, era a live de um canal de um esquerdista e ateu, ou seja, é na verdade mais um cristão secularizado, mais um cristão desigrejado, mais um cristão como que neurótico, que esqueceu que diz que quer tanta justiça social, porque supostamente teria na verdade o mesmo DNA de busca do bem do próprio Cristo e que nós, cristãos se devotos e sérios, procuramos por em prática - com a graça de Deus - no mundo, através da Igreja. Todos os amigos dele também eram ateus e esquerdistas e quando eu disse que sou ex-gay, caíram de pau em mim dizendo que não existe ex-gay e coisa e tal, enfim, eis uma alcatéia de descrentes.

Bom, caros amigos leitores, ou você crê ou você não crê, porque São Paulo, o Apóstolo, mesmo diz em carta aos coríntios que alguns deles haviam sido no passado homossexuais, prática sexual comum à cultura pagã à época, helênica, mas que misticamente, isto é, de maneira sobrenatural a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo os havia alcançado e que com isso eles haviam sido lavados, logo, purificados de todo o erro homossexual e que o Espírito Santo os santificara. Ora, ou você crê, como antes dito, ou você não crê. Se para você o mundo humano e natural é um todo fechadinho, impenetrável ao Espírito e até escreveria espírito com letra minúscula, outrossim, para denotar o influxo da própria inteligência não só sobrenatural da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, mas o influxo da inteligência humana, também, porque, como a História no-lo comprova, os regimes tirânicos de esquerda e ateus no mundo como na União Soviética, baniram a fé religiosa, baniram, então, toda a cogitação pública do Cristianismo daquele conglomerado de nações que formava com a Rússia a referida URSS. Ou seja, o ateísmo pretendendo-se tão humanista, tão compreensivo para com o homem, acabou sendo um projeto de esmagamento do homem em suas pretensões metafísicas, transcendentais: cristãs.

Então, se o cara não crê, ele facilmente vê um rapaz cristão, mas ainda assim com trejeitos afeminados e com tentações homossexuais, como ocorre comigo, que apesar de eu não ser afeminado, mas tenho desejos contra a natureza, homossexuais, o descrente vê isso e diz, bom, não há ex-gay, não. Mas o que ocorre, meu amigo, é que você não é místico, você não crê em nada acima da natureza, você não crê que tal pobre homem, apesar de sua luta contra uma desordem qualquer como poderia ser contra o alcoolismo, ou o diabetes, você não crê no que diz a Bíblia de que nenhuma acusação há para quem está em Cristo Jesus, somente pela graça e somente pela fé, sim, somente, como ensina o verdadeiro Cristianismo, o bíblico: protestante. Só há descrença e no final, um esmagamento do homem, por exemplo, no caso do gay, ou ex-gay, que se inexperiente, pode desistir da religião, mas que mesmo assim o seu ser, mais lá na frente, depois de satisfeito sexualmente ou até insatisfeito, porque o que na natureza pode estar no mesmo nível do Infinito, pode estar no mesmo nível do Absoluto, de Deus, que homem, que macho por melhor que seja, que estrela como o Sol ou paisagem, ou obra da inteligência humana como a tecnologia ou a sociedade capitalista ou socialista é como o próprio Criador e Redentor? A natureza humana clamará pelas coisas do Espírito ou do espírito meramente humano, próprio do homem, diante da miséria do mundo.

As causas da morte do filósofo Sócrates

Sócrates foi assassinado pela pólis ateniense, porque, pelo que entendi do caso, ele tinha uma relação inusual com os deuses gregos, pois o daimonion, a espécie de espírito, talvez um anjo da guarda, que falava na forma de proibições à Sócrates era algo incomum aos gregos da época do pai da Filosofia. Por fim, pelo que sei, é normal que o mundo queira ter matado um filósofo como Sócrates, pois ele exigia a conceituação, a definição, o trabalho próprio do filósofo e isso o mundo usualmente não quer, Sócrates desmascarava a ignorância de seus concidadão atenienses, o mundo prefere viver às cegas, sem filosofar, sem refletir, inconscientes como mortos, ainda que vivos.

Poliamor ● Leandro Karnal

Porra, o pessoal do poliamor deveria tomar cuidado, porque e classicamente o amor é doação, é dar a vida pelo amado, imaginem uma doação de si a tantas pessoas? É coisa de monges e de santos o poliamor.



O que eu quero com a esquerda política?

Caros amigos, eu sou um cara muito falante, comunicativo e extrovertido. Sou, eu, o João, alguém muito dado à retórica, por conseguinte, como dizia-se na Antiguidade. Tais qualidades são próprias do Político, não tenho dúvidas. Ora, nos últimos pelo menos 12 anos, desde que conheci o meu mestre, o professor Olavo de Carvalho, politicamente venho interessando-me, ainda que pela via mais conceitual e cultural própria da Filosofia, venho interessando-me por Política, mas pela via da chamada direita política, o Conservadorismo, a defesa ingente da liberdade econômica e o Tradicionalismo reacionário, também. Bom, é evidente que reagir, querer conservar o time que está a ganhar, se me permitem uma licença futebolística tão comum ao brasileiro, parece ser obrigação de qualquer pessoa que se diga sã. Aquilo que seja a tradição e que ao longo do tempo, parece superar a luz que possa incidir sobre os gênios ou pretensamente gênios iluminados, os quais, por definição deveriam ser poucos, quase como que um milagre ao longo de toda a História humana neste mundo. Mas, com uma certa esquerda vulgar, tais gênios multiplicaram-se no que hoje, segundo o meu conhecimento pessoal, a esquerda chama de coletivos ou o que seria uma estátua com pés de barro, porque se é classicamente próprio à esquerda a democratização, a ampliação dos meios de ação e de democracia aos historicamente esquecidos do social, do mundo, mas é evidente que é preciso saber se esses proscritos terão estofo, capacidade de perdurarem-se no poder, sem acabarem como o grande partido de esquerda do Brasil, atual, o Partido dos Trabalhadores (PT), como apenas um partido de larápios, porque, ora, se todos forem ladrões em uma sociedade em breve chegará a época em que não restará ninguém mais para roubar, todos estarão na miséria e somente a elite do partido restará para roubarem-se uns aos outros e se matarem, porquanto quem rouba, tende a matar e o mundo chegará ao fim. Ora, se os milagres fossem tão naturais assim, não teríamos hospitais e cemitérios hiperlotados de doentes e de cadáveres, concordam amigos? Entretanto, é evidente que se historicamente a esquerda diz-se a defensora dos pobres como trabalhadores, mulheres, negros, índios, doentes mentais e físicos e defensora dos LGBT, ampliando a eles os espaços na ágora democrática das nações decentes, haveria um certo esquecimento da parte da direita, dos defensores do padrão universal que impõe a verdade do ser, haveria um esquecimento do pobre com a resultante, o que não é incomum em um certo direitismo popular, proscrição abjeta do mesmo. Em um debate, então, polar, de ponta-a-ponta de direita e esquerda, a gente pode ver que ora um tem razão, ora o outro acerta. Andamos, de fato, como diz o professor Olavo, com duas pernas, há um jogo dialético no mundo, no real, a expressar-se na prática meramente cotidiana ética e política, ou que segundo o filósofo judeu Emanuel Levinas é a essência do ser, na querela direita e esquerda. Em um debate entre ambas as forças polares de direita e esquerda podemos ter um bom resultado, desde que nenhum dos lados queira como um selvagem absolutamente estúpido destruir o seu oponente, como somente a esquerda tem feito tal coisa nos últimos séculos e em particular nas últimas décadas em meu País, o Brasil.


Desde o ano de 2002, eu filei-me ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido de esquerda política, fundado por Leonel Brizola, o homem que, a despeito de sua aparência de homem de forte têmpera, mas que defendia "malandramente", pelo que sei de História do Brasil, à época da eclosão do Regime Militar brasileiro, uma tal legalidade. Ora, a meu ver tratava-se de um erro, mas espertamente usado pelo Sr. Brizola como uma guerra assimétrica em que um lado têm todos os direitos e o outro deve manter-se em uma como straight-jack legalista, ou seja, de regrinhas asfixiantes e nada estratégicas para malograr a sua ação diante da que seria a realidade concreta que se apresenta. Ou seja, à época da instauração do governo dos militares, na primeira metade da década de 1960, Leonel Brizola queria que os militares brasileiros cumprissem a lei como animais, como ignóbeis escravos, enquanto ele sabia que os esquerdistas extremistas estavam a arrepiar no Brasil todo com a guerrilha, tinham tais esquerdistas sinistros todos os direitos, pelo que sei de História do meu País, agiam como bandidos, querendo ajudar os pobres, gente como os bandidos, agiam como bandidos, que bela coisa, não é mesmo? Eis a esquerda ignóbil, à qual eu não filio-me, mas o que eu quero com a esquerda, na sua práxis no mundo mais direta de ampliação dos meios de ação, a despeito de um mero andar nas nuvens do céu platônico tão típico da direita burguesa, é aplicar na prática deste nosso baixo mundo comum, em outras palavras, retornando à caverna platônica tenebrosa do pecado que mantém meus antigos irmãos escravizados no erro, quero na esquerda ser mais cristão, na prática, porque parece-me que em grande medida um cristão é um esquerdista, porque se ser de esquerda é defender o pobre, eis que pode entrar aí o Evangelho, pois Cristo Jesus Redentor, desde a época maravilhosa de Sua missão pública neste mundo até aos dias de hoje, com o chamado tempo da Igreja a viger no mundo, Cristo, desde aquela época em Israel, e hoje com nós, cristãos, os alter Christus, membros da Santa Igreja, Cristo é Aquele, por meio dos cristãos, que na prática cotidiana, a que poderia ser a verdadeira ontologia, é aquele que por sua graça deu vida a cadáveres como nós todos, homens, a todos os homens eleitos que eram proscritos como o resto do mundo o Cristo como um grande esquerdista deu-nos vida, deu-nos cidadania, pois estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Cristo Senhor Nosso tornou-nos cidadãos plenos, porque regenerados pelo Espírito Santo, atuantes, neste mundo para um dia habitar merecidamente, segundo o que politicamente, isto é, por meio do corpo, com a graça de Deus, fizemos neste mundo.

sábado, 18 de março de 2017

É possível viver sem pensar? - Ricardo Mituti entrevista Luiz Felipe Pondé

Porra, Olavo de Carvalho matou a charada decerto que antes do que o Pondé disse nessa entrevista, acerca da intuição, o agir de maneira mais visceral do que conceitual, propriamente filosófica, porque Olavo defende o intuicionismo radical, ou seja, aquilo que eu costumo dizer como um acesso como que revelacional ao saber, não propriamente a Filosofia considerada classicamente desde Sócrates, para a busca da unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa, que é o conceito que Olavo dá para a Filosofia. Ou seja, é você optar pelo visceral e pelo intuitivo e orgânico, depois que você muito questionou, conceituou e pensou, filosofou, então, você soube rejeitar o lixo e ficou com o essencial, como diz o Pondé. Olavo é genial com seu intuicionismo radical, se eu na minha ignorância gigantesca consegui entendi a idéia do professor Carvalho.

 

Por uma verdadeira defesa dos gays

Se alguém quer defender os gays, digam para eles deixarem a homossexualidade, porque o macho humano pode ser o maior veado da paróquia, o mais aveadado do mundo, mas no fundo de sua alma conturbada e soterrada por suas práticas erradas, há um macho, há um homem da espécie humana e mais cedo ou mais tarde a realidade das coisas vem à tona a natureza, por isso gays são infiéis, como é comum em homens e a masculinidade dessa pessoa, é humilhada pela homossexualidade, resultando em uma violência, até mesmo mortal, contra o seu parceiro.

Com a graça de Deus, perdão, sempre!

Caros amigos leitores, no dia de ontem, simplesmente fui factual e descritivo ao relatar um fato passado comigo, no começo desta década, em importantes igrejas protestantes de meu Brasil e da minha cidade de Belém, a capital do Pará. Foram uns fatos bem cruéis, tristes e feios relacionados à reação de umas pessoas que dizendo-se cristãs, em específico evangélico-protestantes, ou seja, cristãs conhecedoras de todo o conselho de Deus para o homem neste mundo, expresso na suficientemente e infalivelmente na Escritura Sagrada, trataram-me como um cão danado e escorraçaram-me de suas sinagogas de Satanás. Bom, alguns irmãos, grandes irmãos e dos mais inteligentes, ficaram chocados em um certo grupo de apologética na famosa rede social, o Facebook, porque, em particular, usei os palavrões mais escatológicos e apocalípticos ao fazer referência à aqueles amados e perdoados irmãos meus impacientes, porque talvez chocados, tentados no comum orgulho humano que se quer um sábio segundo este mundo e temerosos diante de minha miséria humana, meu problema mental, a doença bipolar, quando frequentei as comunidades eclesiais deles. Bom, caros leitores amigos e irmãos, palavrões, é um tipo de expressão que no Brasil, diferentemente dos hispânicos ou dos hebreus da Bíblia, não têm a mesma conotação agressiva, aqui no Brasil, não e a tantos ali como o famigerado pastor Samuel Câmara, muito mais um pavão e ganancioso empresário do que um homem de Deus, eu usei palavrões ao referir-me a ele e a outros, mas eu assim no-lo fiz, entrementes, com um puta de um bom humor, porque, afinal de contas, o que houve comigo da rejeição dos irmãos, é passado, e mesmo à época em que estavam ocorrendo, eu sempre orando muito sem cessar e é meu costume até aos dias de hoje, como dissera São Paulo aos tessalonicenses, eu já os compreendia na reação deles e sabia que estava errado, que eu deveria procurar tratar a minha enfermidade bipolar. Então, exprimi-me no post próximo passado, com muito bom humor, bem como, com a graça de Deus e pela força do Espírito Santo, acho que já perdoei esses irmãos como o pastor Câmara e os outros das igrejas presbiterianas importantes, que frequentei. Com a graça de Deus, perdão, sempre! É dever perdoar, é um ato de genuína generosidade humana e filosófica de compreensão, é bíblico, é mandamento perdoar e ponto final e estamos conversados. Diz a Bíblia, que ou você perdoa e Deus perdoa-te e cura a você e a você Ele salva, ou você não perdoa e será condenado, Deus não terá misericórdia de você. Ora, na prática, caros irmãos e amigos leitores, se você observar este meu blog Crassus Philosophus, eu coloquei um ícone, ao lado de outros, de emissoras de TV cristãs, católica, uma delas, e as outras duas protestantes, sendo um desses ícones que vai dar diretamente, ao você clicar no mesmo, coloquei o ícone da TV Boas Novas do senhor pastor Samuel Câmara. A TV Boas Novas, que faz 24 anos neste mês, é um excelente empreendimento do pastor Câmara, é uma missionária, que pode ir aonde os cristãos tomados individualmente e de carne e osso não podem ir com a mensagem do Evangelho, com a mensagem da justiça de Deus manifesta no Evangelho, que é imputada ao homem, somente pela fé (sola fides), de fé em fé, pois é como diz a Escritura, o justo viverá pela fé (justus autem ex fdes vivit).

Ora, então, apesar do que houve envolvendo, sobretudo, o senhor pastor Samuel Câmara, quando meus sintomas de minha enfermidade foram transmitidos para o Brasil e o mundo todo pela TV e internet e a reação brutal de Câmara que é evidente que uma raposa como ele usou dos sintomas e da reação dele como case espetaculoso para o seu empreendimento de comunicação social, junto com seus asseclas ao que viram ali na igrejinha deles, mas é claro que na prática eu já o perdoei, vejam aqui neste meu blog o ícone para a TV Boas Novas, já o perdoei, com a graça de Deus e na força do Espírito Santo, assim como espero que Deus, bem como o pastor Câmara, e os outros irmãos, presbiterianos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), a mim perdoem, porque eu vacilei gravemente, à época, ao não aceitar o tratamento de uma doença como o transtorno bipolar que é temível em seus sintomas. 

Agora, caros leitores, uma coisa é perdoar, outra coisa é adulterar os simples fatos e cometer o pecado de omissão. Então, pelo bem da verdade, da consciência, da memória e da verdade histórica, pois um simples testemunho mesmo que escrito, tal qual aqui neste meu blog, assim como vídeos, retratos e pinturas, são fontes primárias, são testemunhos que servem ao conhecimento, à verdade e à historiografia. Por conseguinte, em nome disso tudo, eu apenas relatei o passado, segundo o meu ponto de vista. Claro que no futuro, que outros possam testemunhar, quiçá os descendentes mais lúcidos, por isso, de fato convertidos ao Evangelho possam testemunhar e dar o parecer deles acerca da reação e resposta de seus parentes e/ou amigos tiveram com relação a um reles doente qualquer como eu e que no outro mundo os seus parentes corrompidos, gananciosos por poder, dinheiro e prestígio, além de profundamente antipáticos, estejam a lamentar-se, merecidamente, no outro mundo, pois perderam a oportunidade de crescerem espiritualmente, seja contando com a misericórdia de Deus no Céu ou depois de escorrerem esgoto abaixo no instante da morte e irem parar com os olhos bem abertos, sem poderem fechá-los para sempre, no reino escuro de Satanás nas profundezas do Inferno.

Friboi - CARNINHA MUITO LOCA!!!

Porra, nós, brasileiros, gostamos desta merda de País, nosso amado Brasil, mesmo estando totalmente fodido, agora sem nem carne decente pra comer, porra. Porque o brasileiro tem uma cultura antropofágica, como dizia o escritor Oswald de Andrade. Nós, brazucas, queremos devorar carne humana, a carne da humanidade inteira, a começar por nós mesmos, curtimos deveras a esculhambação. 

FODEU, CARALHO!

 

Carne Fraca: regulação e corrupção

Este nosso oeste do mundo, o ocidente, é uma bela merda, porque para qualquer canto, ponta que a gente caminhe como a direita ou a esquerda, a coisa acaba em um economicídio, seja no capitalismo ou no Socialismo, vide esses metacapitalistas oligopolistas e os burocratas. Parece aos mais avisados, que tudo se resumiria a dinheiro e poder humano político, força bruta. Eu acho que o que o Brasil, os Estados Unidos, Europa, Portugal, França, a Alemanha, enfim, o ocidente precisa, é de Deus, é de algo que quer sejamos pobres ou ricos, como diz São Paulo, nós, possamos estar sempre bem, com nada menos que algo como o próprio Deus, sendo a nossa porção, como diz algo como O próprio Livro, O Livro por excelência: a Bíblia.

 

A Importância de NIETZSCHE • Luiz Felipe Pondé

Eu sou evangélico e protestante, mas reconheço que o bigodudo Friedrich Nietzsche era um camarada produto de um mundo, uma Europa reformada, protestante, liberal: pós-católica, com isso a cultura inteira como a Filosofia acabou em reles sentenças e aforismos de um homem doente.

 

Rascunho de filosofia política: noções de direita e esquerda

A direita vulgarmente anima muito essa coisa do individualismo burguês, de cada homem amar muito mais ou até tão somente amar somente a si mesmo. Segundo Gilles Deleuze, a esquerda abre mais o horizonte humano de sua esquina, a defesa de sua esquina, a sua padaria ou igrejinha própria rumo a considerações sobre o mundo, ou o social como a esquerda cristã secularizada diz, em busca da justiça social. Agora, nesta coisa da defesa do mundo, do social e do todo, a esquerda secularizada, desgraçada, sem a graça divina, tende a tornar-se chata pra danar, porque o pobre homem sem Deus, desgraçado, quer é que normalmente vá a merda o mundo com sua vaidade e suas dores, sejam as mesmas dos trabalhadores, das putas, dos gays, dos loucos e assim por diante.

sexta-feira, 17 de março de 2017

DA TRETA AO DIÁLOGO

Eu, também, tal qual a Ana Roxo, deste vídeo, sou estudante universitário de Filosofia. Amo Filosofia, é o trabalho com conceitos e definições, temos sempre o DNA, de nosso pai, Sócrates, e mais remotamente os pré-socráticos, sempre seguindo o perene método platônico para sermos, como filósofos, mestres da suspeita, vencendo o que é aparente rumo ao inteligível, sendo curiosos e dubitativos, diante do que é comum no mundo.

 

PAREM DE TER GURUS

Um filósofo, dentro de minha área de atuação a Filosofia. Um filósofo não pode ter gurus, ainda mais segundo o conceito clássico, indiano, de guru, sendo o oriente tão avesso ao oriente indiano, no compromisso clássico ocidental com a razão natural, com a ciência, tão típico do ocidente aonde nasceu a Filosofia. Claro, pessoas podem inspirar-nos, mas um filosofante, como diria o Beato João Duns Scot, ele chamava o filósofo de filosofante, então, um filosofante, precisa preparar-se para que o seu guru seja destronado, caia, perca a credibilidade, a não ser que seja um guru indiano hindu ou cristão, seja Jesus Cristo, o papa ou São Paulo Apóstolo ou Moisés cujos escritos e idéias não são dele, são inspirados infalivelmente por Deus, ou pelos deuses, são do domínio da fé, acima da pobre e pecaminosa humana razão. Intelectual tem que ser indigesto para ser bom, concordo. 


Intelectual, sobretudo o mais excelso de todos, o filósofo, que caminha rumo aos arcanos e arquétipos da metafísica é aquele que questiona com profundidade rumo aos fundamentos, ou seja, rumo às raízes, o filosofante deve ser indigesto, deve ser a "mosca de Atenas", como Sócrates era chamado.

 

Desigrejados

Porra, eu fui escorraçado das igrejas protestantes, fui absolutamente forçado a ser um desigrejado, mas eu me recuso também absolutamente em sê-lo, pelo menos das principais, como a primeira Assembléia de Deus, que surgiu no mundo, a chamada Igreja-mãe, daqui da minha cidade de Belém, a capital do Estado do Pará; também fui expulso de uma filial da importante Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), a Igreja Presbiteriana Central do Pará (IPCPA); por fim, fui escorraçado como um cão da Primeira Igreja Presbiteriana de Belém, outrossim, ligada à IPB. Porra, me ferrei, uma filha da puta lá na IPCPA, xingou-me de "imbecil (!)" aos berros histéricos diante de todos, porque eu sofro de problemas mentais, sou bipolar, relatei o fato para o Reverendo Augustus Nicodemus Lopes, vice-presidente da da IPB. Teve mais treta, o pastor Samuel Câmara, da referida Assembléia de Deus, berrava, como é próprio de pentecostais vulgares, que eu era um esquizofrênico e psicopata, caros amigos leitores, o cara nem é médico, esquizofrênico e psicopata é o cu dele, porra. Samuel Câmara é acusado com alguns outros irmãos dele de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, então, quando tive oportunidade, diante de tanta agressividade, xinguei o Câmara de bandido na cara dele. Enfim, eu concordo, ser desigrejado é um erro, ser igreja sozinho é uma afronta ao conceito clássico de ekkyesia, uma reunião, então, jamais serei um desigrejado. Agora, o individualismo burguês atomizante e liberal é a propriedade, é constitutivo, é a marca, do câncer que cada ocidental individualmente ou com suas famílias e facções são em si mesmos e em seus guetos; é próprio do ocidente decadente, então, o desprezo pela coletividade, o desprezo mesmo pelo corpo de Cristo, a Igreja, o desprezo pelo pobre, é uma marca das trevas aqui do oeste do mundo em que vivemos. Entrementes, eu não desisto de congregar-me como claramente manda a Escritura, em Hebreus. O Cristianismo e também a esquerda, sou filiado a um partido político de esquerda, o PDT (Partido Democrático Trabalhista), podem ser um belo antídoto contra o individualismo burguês liberal próprio de culturas pagãs e mestiças e confusas como a nossa brasileira, tão diferentes da hebraica com sua busca por justiça social, e pode ser alguém sendo de esquerda e cristão, como historicamente a esquerda reclama para si, há maior preocupação pelo pobre e não de cara um rechaço da parte de certos furibundos moralistas farisaicos de direita.

 

Esquerda e direita, hoje

A esquerda, hoje, é a defesa de uma luta de classes não mais de um suposto proletariado oprimido, mas é a defesa de uma elite, de uma burguesia com um tipo de proletarismo, diria assim, espiritual: anticristão e promotor de tudo o que destrói o homem. A direita quer destruir de vez os fracos no seu moralismo farisaico furibundo e individualista burguês e liberal, a esquerda cultiva o mal que vai destruir mais cedo ou mais tarde os proscritos da sociedade, enfim, não há esperança política.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Jair Bolsonaro, o mito, no Ratinho (Programa Dois Dedos de Prosa)

Lula rebaixa Deus à sua imagem e semelhança

Normal o nosso queridíssimo e abençoadíssimo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, querer achar-se o próprio SENHOR Deus, porque até mesmo um papa católico saudou tal atitude dos comunistas que eram os homens que fizeram-se Deus e que encontraram o Deus que fez-se homem: Nosso Senhor Jesus Cristo Salvador, e ambos teriam se dado muito bem, segundo o bispo romano. Tal papa que disse tal disparate e apostasia foi o Santo Padre papa Beato Paulo VI.

 

A essência da reflexão

Refletir, dobrar-se novamente para incidir sobre nós mesmos ou sobre qualquer outra coisa o pensar, a, digamos assim, energia de nosso pensar. Reflexão, a aplicação da inteligência para com seriedade chegar à verdade acerca de algo. Refletir, pesar os prós e contras, tornar claras estratégias de ação de curto, médio, longo e até longuíssimo prazo, é fundamental para qualquer assunto comum ao mundo que a cada um de nós interesse, para levá-lo a sério, prevendo intempéries como sermos questionados sobre a razão acerca daquilo que fazemos ou achamos e pensamos. O homem ensimesmado, que reflete, muitas vezes as mãos ao queixo como Le Penseur de Rodin, é fundamental, leva-nos aos fundamentos, conduz-nos à raiz do que pensamos, de nossos ideais, para saber se eles estão fincados no que seria o ser, o solo do ser, para saber se estão conosco, seus defensores, assentados ao chão, pois do chão ninguém pode cair, como diz o mestre Olavo de Carvalho, e diz a Bíblia que a soberba precede à queda, à necessária queda para voltarmos a nós mesmos, amantes do saber, filósofos, novamente, sabendo o que e quem nós somos e a essência e justificativa de nossas mais caras crenças.

Jair Bolsonaro, o mito, entrevistado na TV Boas Novas

Lei eterna e lei natural em Santo Tomás de Aquino

Aula maravilhosa, apenas discordo, como uma espécie de platonete, fã de Platão, da idéia de tábula rasa de Aristóteles subscrita por Santo Tomás, porque a alma humana tem imprimida em si as idéias de bem, beleza e verdade, antes de "encarnar", como diria Platão, tais idéias estão inscritas na consciência humana, tais idéias são a lei divina, com claramente, e segundo a minha interpretação, diz a Escritura.

 

Refletindo pretensamente com profundidade sobre a fé protestante (cristã bíblica)

Caros amigos leitores, eu diria o seguinte acerca da fé protestante a qual depois de idas e vindas eu a retomei ao final do ano passado, notem, uma reflexão com a pretensão de profunda sobre a fé protestante, isto é, à qual os seus adeptos arrogam como a cristã bíblica e verdadeira, eu diria que giraria em torno de um Deus que é chamado de Palavra e se é Palavra, é entendimento, é Logos, aliás, esse Deus é Logos, é o Verbo humanizado em Jesus Cristo, como escrevera João no prólogo de seu evangelho. Deus sendo Palavra e Logos, é discurso com entendimento, é linguagem, mas é evidente que humanizada em um homem, Jesus Cristo, não seria mera letra morta e empoeirada, fácil de ser transposta ao papel, mas a Palavra tornou-se vivida, humanamente vivida até ao ponto de dar a sua vida, de derramar o Seu sangue, pela salvação dos predestinados, em Jesus Cristo Senhor Nosso.

A supremacia e centralidade da fé protestante nas Escrituras, no entendimento da dita Palavra do próprio Deus, inspirada, mas que perpassou pela vida concreta de homens concretos e reais, contudo, que foram poderosamente inspirados e usados por Deus para que fizessem e dissessem o que fizeram e disseram algo com conteúdo divino, poderoso, suficiente, infalível e inerrante, sendo que anjos como o próprio diabo foram usados pelo Espírito Santo Senhor Nosso para que fizessem e dissessem o que fizeram e disseram, tal supremacia e centralidade, a lente dada por Deus ao míope homem incapaz de achegar-se pela própria inteligência aos termos da salvação, por sua própria culpa e conta, tal importância da Bíblia, é fundamental para entender-se a fé protestante. Não é possível para um protestante que tradições e interpretações humanas sempre ao que parece subjetivas estejam ao mesmo nível das Escrituras Santas, que diz a mesma Escritura ser o próprio Deus em Êxodo 9:16 e Romanos 9:17.

Um idiota como o tal padre Paulo Ricardo, diz, analfabeto bíblico como só ele, ou apenas desonesto, já que é empregadinho de homens, do papa, ele diz, o tal padreco, que Cristo não é um livro, vejam só o que ele diz: um livro... Porra, talvez um livro qualquer, mesmo que tal livro seja O Livro, o Livro por excelência, a Escritura Sagrada. Diz o referido padre católico que Cristo não é um livro, mas é uma pessoa. Ok, é Cristo, Pessoa divina, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, ok, mas é Ele o Logos, a Palavra, a qual tomamos pé do que Ele quis ensinar-nos, por definição nas Escrituras, de maneira suprema e absoluta, é evidente, porque pelo que diz o tal padre, Cristo é apenas uma imagem de pedra ou de carne e osso e cabelos, é um estereótipo, não teria nada a nos dizer, hoje, com a Palavra como outrora com a Palavra de Sua pregação.

Então, meus amigos, pela minha própria experiência, a cultura, o homem com suas tradições e seus métodos, podem fascinar-nos e haver no mesmo logos spermatikós, sementes do Logos que é Cristo expresso com suficiência na Bíblia, todavia, a Bíblia, sempre será suficiente, total e suprema na vida do verdadeiro cristão sério e consistente, que é somente o protestante.


Eu, futuro professor protestante de Filosofia e contra o Escola sem Partido

Amigos leitores, eu sou protestante e pretendo, com a graça de Deus, ser professor de Filosofia, pois estou graduando-me em licenciatura plena em Filosofia na Uniasselvi, e penso o seguinte, caros amigos, que uma educação cristã, no escopo protestante reformado calvinista ao qual eu sou filiado, deve ter como teto, como limite e céu, a supremacia das Escrituras. A supremacia da inerrante, poderosa e suficiente Palavra de Deus como aquela lente, que pode vencer, na força do Espírito Santo, a miopia e cegueira do homem pecador. A Bíblia pode, por conseguinte, ajudar os discentes, os alunos, como uma tocha a iluminar a caverna platônica tenebrosa deste mundo que jaz no maligno. Agora, é bom que o projeto Escola sem Partido, ao meu ver, não seja aprovado no parlamento de nosso Brasil amado, porque é um projeto legalista e liberal que nivelará a transmissão de saberes a uma neutralidade radical diante da qual os professores não poderão dar qualquer indicação, com asserção, do que seja a verdade, pois parecerá doutrinação pura e simples.

Criador do Revoltados Online Revela Porque Saiu e DENUNCIA Olavo de Carvalho

Não precisa ser uma ofensa ser chamado de esquerdista, porque se somos cristãos, se temos raiz em Jessé, pai de Davi, pai de Nosso Senhor, se temos uma raiz judaica, se somos os verdadeiros judeus, porque espirituais, cristãos, eleitos de Deus, predestinados para a vida eterna, ser de esquerda pode ser algo interessante, porque a esquerda, pelo menos nominalmente, defende os pobres e proscritos, historicamente. Esquerdistas podem ser bons cristãos, assim como direitistas podem ser bons cristãos no seu amor pelo cumprimento da lei e ordem divina. E o certo é Deus acima de tudo e de todos e não o Brasil, porque o Brasil é só mais uma nação debaixo do sol que o Deus da Bíblia esmaga o orgulho sob os seus divinos pés.

 

quarta-feira, 15 de março de 2017

Desconstruindo a Campanha da Fraternidade

Porra, o Allan é um cara inteligente, mas, precisa largar esta deformação do Cristianismo primordial, bíblico, primitivo e verdadeiro, precisa largar essa deformação chamada Catolicismo romano e seja protestante, porquanto a Bíblia é a Palavra de Deus e não depende de nenhum homem ou de nenhuma igreja, instituição ou cconciliábulo para ser o que a Bíblia é, ou seja, Palavra de Deus, inerrante, suficiente, poderosa e infalível.


Um pensar global pode ser cristianizada tal idéia, porque como diz o autor da Carta a Diogneto, o cristão é estrangeiro neste mundo, logo, é errado um cristão muito ligado a uma cultura local, seja brasileira, vietnamita, irlandesa, americana, alemã, francesa ou sul coreana. O Cristianismo não deve nada a cultura alguma mundana de maneira absoluta, porque o Cristianismo, universalmente ou filosoficamente, é a solução do débito ontológico humano insanável, como diz o mestre Olavo de Carvalho.


O grande filósofo alemão da existência, o Martin Heidegger, ele dizia que o mundo dos animais é um mundo pobre (Weltstarm), é preciso atentar para isso, porque se ao homem é pecado matar furtivamente a um cão ou gato ou rato na rua, isso não quer dizer que os animais tenham sequer de longe a abertura para o conhecimento que um homem no-lo tem.


 

ESQUERDA TÚNICA

Porra, excelente vídeo, mas acho que só pecou no final, porque nosso Senhor Jesus Cristo queria que as putas se convertessem. Cristo nosso Senhor só combatia os maus juízes da época dele e da nossa era, também, que eram e são hipócritas, como a direita, atual, que quando, por exemplo, eu vou falar de Protestantismo, isto é, falar do Cristianismo bíblico, verdadeiro, os fariseus hipócritas católicos mostram-se como sempre sonolentos e cheios de má vontade, xingam-me de chato e querem que eu volte a dar a bunda, pois sou ex-gay, com a graça de Deus, porque, afinal, no todo, brasileiro jamais leva a sério o Catolicismo e são sepulcros caiados, têm um moralismo fingido, porque se não são tão ruins assim, tampouco os cristãos nominais brasileiros querem chegar à perfeição de Deus Pai, como ensinou Cristo, e isso inclui perdoar os bandidos e putas e gays.

 

Apologia às barbas brancas


Porra, a minha barba branca poeticamente eu diria que é branca, porque é o coroamento e medalha, ainda que de prata, do tempo que se viveu neste mundo que jaz no maligno e em o qual eu tentei, ao menos tentei, vencendo minha inenarrável miséria, com a graça de Deus, tentei vencer o mal. As barbas, os cabelos, os pentelhos, o que sejam, brancos, que pena que são grisalhos ou brancos e não d'ouro, mas talvez, convenha que assim no-lo seja, porque o homem se vence, ele no-lo vence pela graça divina, pois o querer e o proceder vem de Deus, de ouro somente Deus.

Sobre o ideal de pobreza

O ideal de pobreza é o ideal que melhor ilustra o filósofo e o cristão, pois na pobreza deixamos o que é composto, sofisticado e dispersivo rumo ao essencial, o ser, seguimos a Cristo, Ele mesmo a verdade buscada pelo filósofo e pelo cristão.

terça-feira, 14 de março de 2017

Vídeo meu fumando para o meu amigo Felipe

Anti-Teoria Queer: Eu, homem



Eu, homem, porque notem, amigos leitores, eu sem camisa, um homem sem camisa com meu peito, diferente do peito feminino que é acolhedor, o meu tende a repelir, é tal qual uma muralha, é algo defensivo e guerreiro, enfim, sou factualmente macho, homem, biologicamente macho, homem e também em minh'alma. Deus assim o quis. Amém.


O "Jesus Comunista" do Porta dos Fundos

Caro leitor, o Nando Moura menciona o Bispo de Roma, o papa Pio XII, contudo, não se engane com relação a Pio XII, porque Michel Onfray, famoso filósofo ateu francês contemporâneo, em seu excelente Tratado de Ateologia, Onfray diz que Pio XII, quando da morte do Führer (Adolf Hitler), esse papa mandou celebrar em honra da memória do celerado Hitler, uma Missa de Réquiem, veja só você. E mais, a direita européia, da época da Segunda Grande Guerra, era nazifascista, o que prova que nós, da direita, hoje, não podemos ser anacrônicos em acharmos que ser de direita é ser sempre liberal na economia, da mesma forma que a esquerda não pode ser anacrônica e dizer que a direita, hoje, é como a velha direita européia ou a direita de Marine le Pen, isto é, com lapsos e/ou feições nazifascistas.

 

Teorias do mestre Olavo de Carvalho

1) Teoria dos quatro discursos

2) Tripla intuição;

3) Doze camadas da personalidade;

4) Intuicionismo radical;

5) Fé católica.

Comentários no perfil de Olavo de Carvalho e o fim da direita

O fim da direita brasileira ainda tão jejuna e prematura é a derrubada, a deposição do poder. Durante o processo de impeachment a direita acampava-se em Brasília, nossa capital federal, enquanto isso a esquerda levou décadas ganhando a alma do Brasil em centros comunitários, redações de jornal, consultórios psicológicos e psiquiátricos, aliás, encampou o fim dos manicômios e ganhara a esquerda as instituições de ensino superiores e básica. A direita tão omissa, relapsa e preguiçosa merece é a deposição, não há dúvida. Querem outra prova? No perfil do professor Olavo de Carvalho e aqui na página dele oficial, com a graça de Deus, tento dar-me ao trabalho de protestantizar o Brasil e como reagem os católicos sonolentos, omissos e relapsos vagabundos? Chamam-me de chato, parasita e querem que eu ex-gay volte a ser gay para não mais tentar persuadi-los com o verdadeiro Cristianismo resgatado por heróis da fé como Martinho Lutero e João Calvino. Então, uma direita assim merece a destruição, claro, é melhor que seja assim, a esquerda é uma bosta, mas pelo menos é alguma coisa, melhor que o nada da omissão e vagabundagem da direita.

Vida Eterna, Tô Fora!

O Sala é uma besta quadrada, não entende nada de metafísica para desfazer assim tão toscamente neste vídeo dele "Vida Eterna, Tô fora!" Ora, no outro mundo, no céu, encontramos os arquétipos e idéias de bem, verdade e beleza, ora, o Sala contrapõe à vida eterna com a sede imbecil por novidades e é claro que um misterioso, obscuro e idiota novo vai é virar uma perigosa idiotice e quem quer tanto o novo, quem vê de fora que o novo do idiota como o Salatiel, acaba sendo algo velho e previsível da parte do idiota. O céu não é sobretudo para os idiotas e o Sala é um idiota, não é um predestinado para a vida eterna, triste isso e a culpa é do Sala.


Deus é sempre algo novo e velho no céu para os salvos.


 

O chão

O chão do real, prerrogativa da Filosofia que é o pensar e refletir sério e profundo, é duro, mas é firme e seguro, o resto é o nada da vaidade humana, em que o homem flutua de um lado para o outro ao sabor de ventos de doutrina sedutores, novos, inauditos, e, por isso, que podem ser arriscados e perigosos.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Concepção Trágica de Mundo e Utopia - Luiz Felipe Pondé

COMENTÁRIOS QUE FIZ A ESTE VÍDEO DO PROFESSOR PONDÉ:

1) Que bom que os mineiros são solidários no câncer, pois quando alguém está com câncer ou com coisa pior é quando essa pessoa mais precisa de ajuda, mas sem dúvida que a solidariedade somente na dor é uma característica invejosa deprimente.

2) O gordinho boiola aí da platéia que fez uma crítica à cristianização de Platão por obra de Santo Agostinho e a moral cristã que revela uma culpa do homem pecador que pode ser real, sim, mas parece a mim que o gordinho quer é chupar uma piroca e não se envergonha para tal de destruir a tradição e cultura ocidental.

3) No caso do ser humano o mesmo tende a ter filhos por questões filosóficas, metafísicas, teoréticas e literárias, sim, porque não somos animais, não somos guiados unicamente pelo instinto, temos com isso nosso lado angelológico, ainda que em alguns homens pecaminosos o lado animal, que o ser humano arrasta indubitavelmente, prepondere.

4) Friedrich Nietzsche desprezou ou ao menos relativizou tanto outro mundo que acabou como aquele que nunca comeu melado, lambuzando-se, e lambuzou-se tanto que morreu de sífilis, uma doença venérea. Eu prefiro, como cristão que sou, tentar, com a graça de Deus, viver uma vida ascética, como preconizava Arthur Schopenhauer, mas não como uma força de disfarçar a uma covardia, como como razão criticava Nietzsche, mas por saber como Platão e Jesus Cristo, de que este mundo é precário, jaz no maligno e é perigoso, quem na carne vive que espere a destruição, a corrupção, um fim terrível tal qual o de Nietzsche e de tantos outros.



Anatomia do Brasil

O Brasil na defesa de suas elites governantes ou candidatas à governança, de direita ou de esquerda, com seu vício estatólatra, isto é, cartorial e oficialista, seja a favor da restauração da Monarquia, ou a favor dos militares ou favoráveis às tais políticas públicas. O fetiche oficialista e cartorial brasileiro, é coisa de País fundado de cima pra baixo, pela Corôa Portuguesa e depois tornado República graças a um golpe militar. Brasil, nosso próprio País amado é um país-fantasma, é um Estado sem nação. 

Minha opinião sobre o papa Francisco

Eu gosto de Francisco, ele é bem manso, piedoso, pastoral e com algum viés canhoto, esquerdista, mas o Cristianismo tem algo de esquerdista, sim, na crítica social aos poderosos religiosos e econômicos.

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores