Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Um beabá de uma filosofia de Olavo de Carvalho

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Livro Conhecimento por Presença
 

Eu tenho em minha biblioteca pessoal um livro que giraria em torno de uma filosofia de Olavo de Carvalho de autoria de um de seus alunos, Ronald Robson, que eu julgo ser um beabá de uma filosofia desse suposto filósofo,  Olavo.

 

Do pouco ou nada que eu já consegui saber do que seria uma filosofia de Olavo de Carvalho, é a noção mesma de conhecimento que ele tem de conhecimento por presença. Isso se ele não plagiou isso de alguém, da mesma forma que Olavo teria plagiado a sua noção de paralaxe cognitiva do escritor Paul Johnson no livro Os Intelectuais. Ou se Olavo com tal noção de conhecimento por presença se ele não está vindo com alguma doutrina esotérica não revelada por ele, o que seria uma trapaça por não revelá-la. Conhecimento por presença é a noção transcendente de saber que se perdeu na modernidade desde Immanuel Kant. Para Kant o conhecimento do mundo é o conhecimento "para nós", ou seja, o conhecimento da coisa em si mesma, o conhecimento concreto e real do mundo seria impossível. Então, para Olavo que trabalhou a questão de uma crítica ao filósofo da crítica (Kant), é possível um conhecimento do mundo real, de fato, transcendente a nós e como presença.



Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes