Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Obsessão política e burrice

Autoria: João Emiliano Martins Neto


É fato que a Política é da esfera da ação, hierarquicamente a Política presta contas à Ética e à Moral e é fruto a Política dos valores ético-morais de quem tem o poder, pois que é a Política a ação na administração da pólis fazendo os cidadãos da mesma submeterem-se forçosamente ou graciosamente ao governante que espera-se não seja um tirano, que ele leve em contra que de saída o bem moral é o fim da Política, da boa Política.

 

Porém, bem diz o filósofo Olavo de Carvalho, a Política é a superfície da sociedade, antes vem a cultura, a religião, sobretudo e como coroamento, por isso, uma obsessão política, querer tudo politizar é uma grande burrice ou uma suspeita de se estar diante de um futuro ditador. A Política é a ação por meio da dominação, e o homem sem Ética e sem Moral e no princípio de tudo sem religião, sem comunhão com Jesus Cristo, já que é o cristianismo é a religião maior e fundante daqui do ocidente e já provou tal religião ser muito eficaz e sábia, sem tais coisas, sobretudo a religião, é o homem querendo ser um chefete, ser no limite um tirano sobre o mundo querendo moldá-lo à sua imagem e semelhança sem nada interpretar, compreender do mundo, mas, querendo obsessivamente modificá-lo.


Obsessão política e burrice é exatamente, então, até me repetindo aqui, é querer transformar o mundo sem compreendê-lo como se não tivéssemos muitos de nós, ocidentais, um dia sido batizados na Igreja Católica, portanto, o bom caráter do cristão indelevelmente todos temos só precisamos honrar o nosso batismo sendo, por isso como quem renasceu ao ser batizado, tal qual Cristo Jesus nasceu criança como crianças devemos ser, inocentes, querendo aprender e aprendendo levarmos em conta que há coisas que deveremos servir, contemplar, venerar, adorar como é o caso de Deus e de seus decretos que não poderemos manipular e nem transgredir ao termos o poder político em mãos.


A politização é importante, a Política é da esfera da ação, seremos julgados, aliás, por nossas obras que fizemos por meio do corpo, disse o Apóstolo, no entanto, por favor, caro leitor, evitemos a burrice de politizar tudo, porque, como diz Olavo de Carvalho, é um fato do mundo que as bananas são tortas e não poderemos desentortá-las com todo o número de votos clamorosos que tivermos obtido em uma eleição, assim como, outro exemplo dado por Olavo, o movimentos dos planetas são alheios ao nosso poder e nada poderemos fazer para modificá-los com todo o nosso poder em mãos.

 

Buscar ser pelo menos um filósofo, se se quiser ser cristão melhor ainda, e assim contemplar e compreender o mundo é o antídoto para o veneno da obsessão política que assola o mundo hodierno.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores