Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Monark e o limite da liberdade (mesmo no liberalismo)

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Monark

Hoje foi muito falado internet afora sobre o último Flow Podcast com Bruno Aiub, e foi, de fato, o último podcast do Flow com a participação de Aiub, mais conhecido como Monark, no qual, como depois ele reconheceu em uma rede social, Monark bêbado, não se deu conta do limite da liberdade (mesmo no liberalismo) e defendeu no podcast de número 545 do dia 7 de fevereiro de 2022, a existência de um partido nazista que fosse reconhecido por lei no Brasil.


Disse Monark: "A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido por lei."


Contradiz o Monark o excelente André do canal no site YouTube, Reflexo do Todo, enumerando alguns avanços da direita radical neste vídeo aqui:


1) Extrema-direita na Presidência com Bolsonaro. A extrema-direita retirou a ex-presidenta Dilma Rousseff do poder;


2) Motim da Polícia Militar do Estado do Ceará, eis uma atitude de extrema-direita;


3) Extrema-direita nos últimos anos no bolsonarismo se armando até os dentes. Nas últimas semanas foram divulgados números sobre o armamento civil, apoiado por Bolsonaro. 


A deputada federal Tábata Amaral do Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Estado de São Paulo convidada para o podcast argumentou contra Monark: "a liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca em risco a vida do outro." Também disse Tábata: "O nazismo é contra a população judaica e isso coloca em risco uma população inteira."


Outro convidado para o podcast do Flow foi o também deputado federal do Podemos, também do Estado de São Paulo, Kim Kataguri, que argumentou, eu li no site UOL, usando "uma suposta fala de um membro partidário do PCO (Partido da Causa Operária) para argumentar de maneira superficial, que os partidos com bandeiras ideológicas comunistas também não poderiam existir devido a declarações que poderiam violar os direitos humanos. O parlamentar não detalhou sobre as circunstâncias envolvendo a suposta declaração do membro partidário."


Disse Kim Kataguiri: "Quando Rui Costa do PCO, fala em fuzilar burguês, por exemplo, aquilo está contemplado pela liberdade de expressão. Pelo menos no entendimento de hoje", disse. "E isso entra em contradição com violação de Direitos Humanos. Então, por essa definição, o partido comunista não deveria existir," completou.


Entidades israelitas condenam a afirmação de Monark:


A Conib (Confederação Israelita do Brasil) divulgou uma nota condenando a fala do youtuber.


"O nazismo prega a supremacia racial e o extermínio de grupos que considera 'inferiores'. Sob a liderança de Hitler, o nazismo comandou uma máquina de extermínio no coração da Europa que matou 6 milhões de judeus inocentes e também homossexuais, ciganos e outras minorias", disseram. 


"O discurso de ódio e a defesa de discurso de ódio trazem consequências terríveis para a humanidade, e o nazismo é sua maior evidência histórica."


A Federação Israelita de São Paulo se manifestou afirmando que o apresentador sugere "a um só tempo, desconhecer a história do povo judeu e a natureza de um princípio constitucional essencial [que é a da liberdade de expressão], muitas vezes deturpado por aqueles que insistem em propagar um discurso que incita o ódio contra minorias."


"Nós, da Federação Israelita do Estado de São Paulo, repudiamos de forma veemente esse discurso e reiteramos nosso compromisso em combater ideias que coloquem em risco qualquer minoria. Manifestações como essa evidenciam o grau de descomprometimento do youtuber com a democracia e com os direitos humanos," acrescentou.


Só uma observação minha à nota da Federação Israelita do Estado de São Paulo. A Federação defendeu a democracia liberal inteiramente com a sua nota e não a importância do povo israelita e do judaísmo, não entra no mérito do que seja uma verdade e realismo religioso, afinal, o Estado liberal é o soberano. Ou seja, para os judeus de tal organização o judaísmo é apenas uma ideologia, é uma opinião de foro privado e que as tais minorias não devem ser importunadas. Porém, minoria por minoria, neonazistas são uma minoria, mas, não devem ir para a cadeia segundo a lei? Claro que devem se ostensivamente defenderem o nazismo ou se cometerem atos de violência.

 

A democracia liberal que um dia deixou chegar ao poder o nazismo na Alemanha, porém, viu que tal ideia era muito agressiva e hoje a condena e condena Monark por querer dar espaço à tais ideias. Perdida a unidade espiritual da Europa com a Reforma Protestante do século XVI e cada principezinho querendo impor a sua religião luterana em seu território surgiu o liberalismo para livrar as consciências do poder despótico de tais governantes, porém, a alma no vácuo do liberalismo, séculos depois, no século XX sentiu-se com um tônus e um novo impulso e motivação na loucura da Nêmesis nazista e deu no que deu. A consciência humana ressentida por ter perdido a verdade católica ressentiu-se ao ponto da loucura e no século XX embarcou na ideologia nazista.


A liberdade do liberalismo não como a busca por um bem e verdade objetivos patina por qualquer ideologia perigosa à maneira do nazismo. Acontece que as sociedades democráticas e liberais aprenderam a duras penas o perigo de algo como o nazismo, por isso rechaçam o discurso de Monark e ele foi demitido do podcast do Flow, não sem o que é mais importante na sociedade do capital, ter perdido um patrocinador, porque o bolso é a parte que dói mais:


"A Flash Benefícios acredita em uma sociedade igualitária, sem qualquer tipo de discriminação. Não há sociedade livre quando há intolerância ou busca de legitimação de discursos odiosos, nazistas e racistas, tecidos a partir de uma suposta liberdade de expressão. Reforçamos que todo e qualquer tipo de opinião jamais pode ferir a existência de alguém ou de um grupo da sociedade.


Diante de tais absurdos como esse, é preciso agir e, desta forma, solicitamos o encerramento formal e imediato de nossa relação contratual com os Estúdios Flow."


Enfim, adeus Monark e sua ideia que eu pessoalmente acho que ele a defendeu de forma cândida e bem intencionada, ele ainda tão jovem, só 31 anos de idade, mas, mesmo o liberalismo acaba conhecendo algum limite à liberdade quando qualquer ideia que dá na telha da cabeça humana quando chega ao poder tornar-se o poder do mais idiota.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores