Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Focinho de porco não é tomada

Autoria: João Emiliano Martins Neto




Focinho de porco não é tomada. Mas, até explicar isso para quem me vê tranquilo "passeando", segundo questionou-me hoje à tarde de que só me vê "passeando" um conhecido meu que trabalha em um depósito de bebidas chamado Casa Porto na minha cidade de Belém do Pará, lugar onde eu sempre compro minhas carteiras de cigarro Gift e minhas catuabas buchudinhas. Eu que fico o dia inteiro fumando os meus cigarros na rua de casa daqui de Belém, na travessa Quintino Bocaiúva. Quem me vê assim, pensa como talvez ele tenha pensado: "Ah! Talvez seja um vagabundo este homem. Um desocupado." Até eu explicar sobre a diferença de focinho de porco e tomada para este mais um escravo do capital nos países democráticos e livres ocidentais ou mais um escravo do socialismo em grotões do mundo que são ditaduras do tipo de Cuba ou da Nicarágua. Eu que sou doente mental gravíssimo. Eu sou bipolar e um meu médico psiquiatra antigo já disse que um bipolar é frágil para o trabalho. Eu mesmo já fiz involuntariamente um teste, enchi-me de atividades intelectuais frenéticas e acabei perturbado.


Até explicar tudo isso, sem contar o preconceito que nós, doentes mentais, sofremos. Nós somos vistos como criminosos. Até explicar, acho que naquele instante diante daquele rapaz inquisidor o melhor foi dizer: "Ah! Só vou ali fumar um cigarrinho. Fume também um cigarro. Abraços, meu amigo! Vá em paz!"

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes