Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Eu e eles. Cristo, um só com os homens

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 



Eu dou graças a Deus por minhas fraquezas, debilidades e pelo que há de mal em mim. Dou graças a Deus, porque eu tenho misericórdia, compaixão e compreensão diante de quem peca como eu, por exemplo, seja na homossexualidade ou em alguma doença mental, pois eu sofro do transtorno bipolar e vem a pecar nesse caso quem não quer aceitar o necessário tratamento médico, não aceita o tratamento por algum motivo que não seja a puro dolo de maldade, temeridade dolosa.


Minha postura, então, diante dessas pessoas e dos homens fracos, em geral, tende a ser não a de eu e eles, tal qual fazem os fariseus hipócritas e implacáveis que gostam de julgar e condenar os outros. Minha postura é a de nosso Senhor Jesus Cristo que é o próprio Deus que tornou-se um só com os homens. Jesus Cristo assumiu a miséria humana, assumiu a condição limitada, o pó e cinza, o nada que é o homem, foi tentado em tudo como nós, homens, diz o autor da carta aos hebreus (capítulo 4 e versículo 15), apesar de nunca ter embarcado na dolo puro e absoluto que é a maldade do pecado, contudo o Cristo foi tentado em tudo.


Bendita doença mental e bendita homossexualidade que tornaram-me mais humano, mais compreensivo, mais grato, mais criatura, diferentemente dos juízes ingratos e fariseus sem ciência alguma, aliás a ciência perfeita que Deus oferece ao homem pelo perdão que ele deve dar de coração ao seu próximo, ciência perfeita (Isaías 53,11) de quem sofre e une seus sofrimentos pacientemente sofridos como fez Jesus para reconciliar-nos com Deus, pois a essência do cristianismo é ser justificação, perdão, generosidade, sacrifício a Deus e ao próximo. Os fariseus não tem a ciência alguma do abismo que tornou-se o mundo desde que o pecado que nele entrou com a desobediência de Adão.


Com relação aos fariseus poder-se-ia dizer que o Cristo tinha uma relação entre Ele e eles, porque os fariseus pareciam o super-homem que não necessitavam da misericórdia divina, pois achavam-se justos aos seus próprios olhos, gloriavam-se de suas boas obras, não precisavam da graça divina para nada, a graça que é absolutamente necessária e hoje a Santa Igreja Católica concorda com os protestantes que é somente pela graça (sola gratia) que somos salvos.


Cristo, um só com os homens derrubou todo o muro de divisão que dividiria um orgulhoso e alienado eu diante do eles que são o próximo que é tão homem quanto qualquer outro homem, homem que o Cristo aceitou sê-Lo em tudo, incluindo nas tentações de todo o tipo que todos os homens padecem, menos no pecado que é a opção deliberada, fria e calculada na direção do mal.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores