Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Loucura, razão e a sede de controle dos nobres

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Como eu já referi em um artigo aqui neste meu blog que uma pobre mulher insana está perseguindo-me nas igrejas, paróquias e capelas que eu costumo frequentar, ela, uma mulher fora de si que eu não conheço, aproxima-se de mim e logo tira uma fotografia minha e diz que eu a estou perseguindo. É uma louca que deveria tomar um dos santos remedinhos controlados que eu tomo todos os dias, um antipsicótico como o risperidona, por exemplo que eu tomo todos os dias, a fim de cair em si.


Há uma certa impaciência, raiva das pessoas ditas normais, sãs mentalmente, diante de nós, doentes mentais, porque a razão quer sempre assumir o controle e o homem é um mendigo em busca de sentido, diz o filósofo Luiz Felipe Pondé. Para piorar a razão, pelo menos a moderna, não quer necessariamente entender nada, não quer exatamente acercar-se da verdade da coisa, ser objetivista, então, mais ainda diante de algo como a loucura, o absurdo, o mistério de trevas, conforme diz o filósofo Olavo de Carvalho, torna-se agravada a sede de controle dos nobres que são os homens que são em toda a natureza a única criatura visível, com corpo neste mundo que é dotado da capacidade de descobrir a verdade.


É preciso haver a oração, a compaixão, a misericórdia diante de um mundo ferido de morte pelo pecado de Adão e que por isso pode estar ferido de algo tão grave, sofrido e doloroso como a insanidade, o eclipse da razão. A razão é sempre mais racional, tem luzes, de fato, quando retrata-se, quando renuncia ao controle total sobre o mundo, até porque o fundamento, a verdade do mundo, do real, é algo que radica-se em Deus por meio da fé em Jesus Cristo e também da razão, contudo não só em suas próprias forças.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores