Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 4 de julho de 2019

O enigma de uma vida humana

Autoria: João Emiliano Martins Neto

Qual é o enigma da vida de um ser humano neste mundo? O que será que torna as coisas claras, distintas e abertas ao entendimento na vida de um homem? É o que tento responder nesta postagem que se segue.





"Santificado seja o Vosso nome" e "venha a nós o Vosso Reino" são alguns trechos da oração dominical ensinada pelo próprio Deus, o Senhor Jesus Cristo, que podem resolver, creio eu, o enigma de uma vida humana. O nome de Deus ser santificado, isto é, ser separado pelos homens de outros nomes, de outras coisas, incluindo dos nomes dos homens, como coisa santa tal nome do divino digna de toda honra, glória e realeza, digna da soberania e última palavra e também primeira palavra: alfa e ômega é o que é o dever de reconhecimento e gratidão do homem ao reconhecer a supremacia divina em sua vida e sobre todas as coisas, e com isto virá o Reino do Divino, pois Deus e somente Ele é Aquele que é, o homem ou o anjo ou qualquer outra criatura nada são por si mesmas sem Deus, eis em Deus o EU SOU que é somente Aquele que é por Si mesmo e que é autossuficiente com luz própria, pois Deus é o Ente mais real: realíssimo. Sejamos, pela ajuda de Deus, nós, homens, realistas com nosso pé bem firmado ao chão e reconheçamos que nada somos por nós mesmos e nem conseguimos manter-nos a nós próprios, o que temos de bom, o que queremos de bom e o que fazemos de bom vem de Deus, por nós mesmos na lei do pecado outorgada por nossa maldade e que escraviza-nos a nós mesmos o que resta-nos é soberba, ingratidão, caos, destruição, ódio, falta de perdão e falta de paciência com relação ao próximo, devassidão, prostituição, erro e um tatear nas sombras.

"Venha a nós o Vosso Reino", como dito no parágrafo superior é evidente que a soberania, poder, a honra, a realeza e a glória a Deus pertencem. Deus é no princípio e é no fim: alfa e ômega, Ele é o amém que somente a soberba dos anjos e dos homens, raiz de todo o pecado podem querer ofuscar tal sol de justiça que é Deus como uma peneira, coisa tremendamente boba é tal ofuscar.

Enfim, o enigma de uma vida humana, parece-me mais do que evidente, resolve-se na glória a Deus que todo homem é chamado a prestar em sua vida a tal Deus. A Ele, a Deus, é Deus digno de um culto soberano, que ocorre concretamente neste mundo quando o homem está debaixo da supremacia papal, pois é o papa, o Santo Padre, o Vigário de Cristo neste mundo pela participação frequente do homem aos sacramentos como o da penitência e ao da Eucaristia, sobretudo, e por uma vida pautada na busca da verdade e do bem, uma busca determinada, firme e fiel de si para si mesmo e diante de todos os homens seus irmãos que serão os seus verdadeiros irmãos e amigos do peito se tal homem se for um homem de boa vontade junto com todos os homens de boa vontade buscarem, como dito, de forma inegociável e aqui e agora, já, com a ajuda da graça de Deus, o que é o verdadeiro e que é o bem. Amém. 

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes