Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 6 de julho de 2019

No rumo da santidade

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Bento XVI, hoje papa emérito, a celebrar a santa Missa, ano de MMXII

Uma sugestão minha para quem quiser estar no rumo da santidade.



Quem quiser estar no rumo da santidade que vá à santa Missa todos os dias. Na Missa, segundo o que eu sei, participamos com Cristo de seus gestos de reparação, expiação e ação de graças a Deus pelos pecados, o que inclui como fundamento do mal a ingratidão fruto da soberba da humanidade que com Adão, por sugestão do diabo e por sugestão de si mesma, caiu no Éden e que cada homem sempre que peca, peca à maneira de Adão, tem o homem quando peca em seus pecados atuais tem cada homem os seus momentos de Adão em sua vida: com a mesma soberba querendo ser como Deus, é a soberba a raiz de todo o pecado. Cada homem com seus pecados atuais torna a reeditar o drama edênico pelo mau conselho do diabo e pelo mau conselho de sua vontade humana desordenada. 

Indo-se à Missa todos os dias, o que é irrisório ao só ir-se à Missa nos domingos e festas, no entanto indo-se todos os dias à Missa o homem aprende mais um pouco da Palavra de Deus: lê e ouve a Bíblia sagrada, é alimentado por tal Palavra e o homem é também alimentado do sacramento da Eucaristia, remédio e alimento para a sua peregrinação humana neste mundo, mas o que é importantíssimo no começo de cada celebração pode ser o homem absolvido de seus pecados leves que avolumando-se tornam-se em pecados graves, é o caminho seguro, rumo da santidade a participação no santíssimo sacrifício eucarístico com frequência. Participe, vá sempre que puder, quem sabe todos os dias, se possível, à santa Missa, ó meu irmão leitor, e este Brasil e o mundo todo terão jeito sem precisarem de vãs filosofias humanas e ideologias esquecidas do que há de mais alto neste mundo que é a glória, a honra e a realeza devidas a Deus, que é o fim e dever de todo homem prestar a Deus um tal culto O niilismo de nossos dias atestam a derrocada de tal dever do homem para com nada menos que ao seu próprio Deus Criador, Salvador e Santificador, niilismo de quem mais nada espera, de quem desespera do céu querendo um céu material por aqui mesmo neste mundo o que não é possível concretizar-se, talvez sim para as bestas, não para o ser humano.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores