Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 25 de julho de 2019

O culto devido à Maria e a sanha anti-idolátrica protestante

Divina Theotókos Maria como padroeira de nós, os paraenses (Brasil)

João Emiliano Martins Neto: Lucas, comente esta minha postagem em meu blog ao clicar AQUI e se quiseres, eu sugeriria-te que tu escrevesses um artigo aqui neste teu blog para tentar dissecar o que seria o diferencial de pregação cristã no cristianismo católico romano que é pregar, como eu digo, Maria e Maria crucificada, à maneira d'Ela, ou do anúncio católico romano das glórias de Maria.

ABRAÇOS!


Lucas Banzoli: Não existe o "culto devido à Maria", o culto cristão deve ser dado somente a Deus:

"Jesus lhe disse: Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e SÓ A ELE PRESTE CULTO’" (Mateus 4:10)

Também não existe "pregar Maria crucificada", mas sim Cristo crucificado:

"Nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios" (1 Coríntios 1:23)

Também não existem "glórias de Maria", a glória é só de Deus e ele não a divide com ninguém:

"Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor" (Isaías 42:8)

Infelizmente a Igreja Romana é a prova de que o paganismo não foi superado, ele apenas trocou de roupa, como Paulo temia:

"O mesmo zelo que Deus tem por vocês eu também tenho. Porque vocês são como uma virgem pura que eu prometi dar em casamento somente a um homem, que é Cristo. Pois, assim como Eva foi enganada pelas mentiras da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida e vocês abandonem a devoção pura e sincera a Cristo" (2 Coríntios 11:2-3)


João Emiliano Martins Neto: Lucas, mas nota o seguinte, o culto devido à Theotókos é um culto segundo, porque o culto soberano é somente a Deus, claro, o culto devido à Maria é um culto em função e derivado do culto a Deus e é superlativo culto devido à Divina Maria, também, se comparado aos outros santos e se comparado ao culto devido aos anjos, porque de fato a glória é incomparável por sua imaculada conceição que a tornou a melhor imagem do quanto o homem é imagem e semelhança de seu Criador, o que não ocorre com os anjos, mas a glória de Maria que vem Deus, tal glória da Beata Maria vem de Deus, glória que Deus não a divide com outro. Nota, Lucas, que são Gabriel mesmo, o arcanjo, no instante da anunciação do Senhor à Maria, são Gabriel a saudou como a cheia de graça, ou seja, com uma graça maior que a dele que tem por nome, em hebraico, "força de Deus" (Gabriel), Ela o superou e assim se deu, com tal anjo, o primeiro culto devido à Maria.

Imagine, Lucas, para um anjo a extrema humilhação de tal ente ter de humilhar-se diante de um ser humano a fim de dar o culto devido à Nossa Senhora, ser humano tal qual nós mesmos, quanto mais nós, homens, com maior razão devemos dar o culto devido à Santa Maria.


João Emiliano Martins Neto: Caro irmão e amigo Lucas, com todo o respeito primeiramente por ti pessoa humana como eu e por quem Jesus derramou o Seu sangue e também com todo o respeito pelo teu espaço aqui de teu blog que é a tua casa e tua tribuna livre, mas se tu me permitires dizer a ti ao publicar o que eu quero te dizer em seguida aqui por escrito, é que nota que o cerne da questão da crítica protestante contra nós, os católicos romanos, é que vocês protestantes riscam da Bíblia Sagrada o que são Paulo diz em Romanos I,20, ou seja, perícope aonde o apóstolo bem diz que há qualidades na natureza, qualidades tais que pelas coisas criadas conduzem a Deus por suas qualidades intrínsecas. Por que? Porque vocês, protestantes, odeiam as coisas criadas, a natureza, vocês são cegos para qualquer qualidade em tudo que existe e que não seja Deus a quem ninguém vê. Por isso vocês odeiam a Igreja visível, histórica e concreta neste mundo à maneira da candeia que deve ser posta no velador e não debaixo do alqueire a fim de alumiar a todos na casa que é mundo. Vocês, protestantes, odeiam as imagens sacras, com isso vocês anularam os mistérios que são os sacramentos ou o sinal visível da graça invisível e vocês odeiam cultuar os santos, a começar da Virgem Maria, porque vocês padecem do mesmo orgulho do diabo que se revoltou contra Deus, pois o diabo teria que servir ao Verbo divino feito homem em Jesus Cristo, porque para um anjo é uma humilhação servir ao homem e Cristo é Deus e homem, veja que só que desafio temível a um anjo que não dá ao trabalho de nem mesmo cumprimentar a um ser humano, como teve de se dar trabalho de cumprimentar a Maria o arcanjo são Gabriel, porque os anjos são maiores e melhores do que nós, homens.


Jesse: Close, but no cigar. Jesus Christ did not establish the Roman Catholic Church--too many Church traditions contradict the clear teachings of Scripture.

The pain that Mary felt was the same as that of any other woman who watches their child(ren) suffer. Your speech is that of mysticism and speculation.

It must be in the genes of Roman Catholics to make Mary into some goddess type figure. Do not go beyond what is written.
Jesse23 de julho de 2019 01:17

I debunk Roman Catholic apologetical nonsense on Luke 1:28 fully here:

https://rationalchristiandiscernment.blogspot.com/2017/03/luke-128-kecharitomena.html

I think that it is painfully obvious to anybody whose minds have not been tarnished by the ecumenical tentacles of Rome that you obviously worship Mary. Idolatry, pure idolatry.


Lucas Banzol: Vamos lá:

1) Não existe essa coisa de “culto segundo” na Bíblia. Eu duvido você encontrar um único versículo que fale em “culto segundo”. Este é mais um dos muitos malabarismos que os romanistas fazem para justificar suas inovações doutrinárias e falsos ensinos – ou seja, para não admitir que o culto na Bíblia deve ser dado somente a Deus, inventam a fantasia de um “culto segundo” como um pretexto para descumprir este mandamento claro e simples.

2) Não existe imaculada conceição de Maria. Essa é uma crença bisonhamente tardia, completamente ausente e estranha aos escritos dos Pais da Igreja e ainda mais à Bíblia. A posição unânime que prevaleceu em todo o período patrístico foi de que Maria contraiu o pecado original – mesmo os que pensavam que Maria não cometeu pecados pessoais (como Agostinho) concordavam que só Jesus não contraiu o pecado original. Até mesmo Tomás de Aquino, em pleno século XIII, defendia que Maria contraiu o pecado original e refutava aqueles que começavam em sua época a ensinar a heresia da imaculada conceição, que também jamais foi aceita pela Igreja Oriental.

3) Dizer que o anjo cultuou Maria é um sacrilégio e uma distorção perversa do texto bíblico, que no original grego nada mais diz senão “agraciada” (mas que as traduções católicas, por seguirem a Vulgata Latina em vez do original grego, vertem por “cheia de graça”, em um erro flagrante de grego básico), e mesmo que tivesse dito “cheia de graça” isso não teria nada a ver com prestação de culto, você está confundindo tudo. Em parte alguma o anjo diz que Maria tinha uma graça maior que a dele ou atribui “glórias” a Maria, tampouco “se humilhou” como você diz. A própria Maria se reconhece como uma mera serva de Deus e pecadora que necessitava de um salvador (Lc 1:38,46-47). O problema é que os apologistas de Roma PRECISAM ir além do texto bíblico, enxergando coisas que nitidamente não se encontram ali, nem com muito esforço e boa vontade.

4) O que Paulo diz em Romanos 1:20 é que o homem ao contemplar a criação pode perceber instintivamente (por meio da lei natural) que existe um Criador (basta olhar para as estrelas do céu e para toda a complexidade do universo e dos seres que existem para concluir que isso é obra de um Criador). Isso, mais uma vez, não tem NADA a ver com prestar culto à criatura em lugar do Criador, o que é justamente o que Paulo condena NO MESMO capítulo, basta continuar a leitura:

“Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis... Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém” (Romanos 1:22,23,25)

Ou seja, o próprio contexto da passagem que você alude vai de encontro com a sua interpretação da mesma. Em vez de Paulo incitar o culto às coisas criadas, ele está fazendo precisamente o contrário, mostrando o quão insensato e tolo é cultuar esses seres criados em vez do próprio Criador, que as criou. A criação nos leva a adorar a Deus, não a própria criação.

5) Ninguém “odeia a Igreja visível, histórica e concreta neste mundo”. Pelo contrário, é justamente por amarmos a Igreja visível que a reformamos. Se a odiássemos, teríamos simplesmente a deixado livre para continuar assassinando, queimando, perseguindo e torturando o povo de Deus, proibindo a leitura da Bíblia em língua vulgar, vendendo indulgências para o perdão dos pecados, distorcendo e deturpando a Palavra de Deus e assim por diante. Quem odeia a Igreja visível é quem vê o estado decadente e deplorável da Igreja visível e fica de braços cruzados sem fazer nada – ou pior ainda, se alia ao erro.
Lucas Banzoli23 de julho de 2019 03:21

6) Também ninguém aqui “odeia as imagens sacras”, nós rejeitamos o CULTO às imagens porque, como já mostrei na Bíblia, o culto deve ser dado somente a Deus. Por isso Ele diz:

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam” (Êxodo 20:4-5)

Você erra pela mesma razão que os fariseus erravam – por “não conhecer a Escritura e nem o poder de Deus” (Mt 22:29). TODAS as suas argumentações são baseadas puramente em filosofias humanas, você literalmente não abriu a Bíblia ainda, e para ser sincero não parece estar minimamente familiarizado com a mesma. Observe que nosso Senhor Jesus Cristo nunca rebateu seus opositores “filosoficamente”; ao contrário, ele rebatia sempre citando as Escrituras, o tempo todo – seja contra os fariseus, ou contra os saduceus, ou mesmo contra o próprio diabo. É justamente por desprezar as Escrituras em detrimento de tradições e filosofias humanas que a Igreja Romana se desviou tanto da verdade, aderindo àquilo que Paulo já previu e disse:

“Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo” (Colossenses 2:8)

Os grandes filósofos do primeiro século eram os gregos (platônicos, em sua maior parte) e ridicularizavam os cristãos que seguiam a Bíblia, e hoje ocorre a mesma coisa, mas contra nós evangélicos.


João Emiliano Martins Neto: Caríssimo irmão e amigo Lucas, eu já esperava por essa tua resposta supra, um jorro abundante de perícopes escriturísticas, ou seja, livros, capítulos e versículos da Sagrada Bíblia em abundância para responder à uma questão. Tudo isso, mas sem entendimento, como diz são Paulo dos hebreus. Falta entendimento a vocês irmãos separados protestantes. Por que? Porque com todo respeito, caro irmão e amigo, tu podes saber de cor a Bíblia inteira, mas falta-te olhos de ver, porque cegou-te o príncipe deste mundo que leva as pessoas a um pecado mortal grave que é o crime de heresia, no caso heresia protestante. Se há a Filosofia, que aliás é a minha área de estudos na faculdade, no que eu digo, então, tanto melhor, porque é a ratio humana a serviço, como deve ser, não de si mesma como se fosse a razão humana uma deusa pagã a ser cultuada, como queria Robespierre, mas a razão humana é também instrumento de Deus que com generosidade de Pai a deu ao homem. Mas, eu agradeço-te pelo esforço de a mim responder, caro irmão, esperando em oração e com penitências que um dia os cristãos um dia se unam sob a supremacia do Papa, o homem de pedra, na única Igreja que Cristo fundou que é a santa Romana católica Igreja.

Uma outra coisa, caro irmão, é que quando eu falei de pregar Maria e Maria crucificada, eu, só para fazer as escamas caírem de teus olhos, referi-me a o que o velho Simeão profetizou no Templo dos hebreus quando José e Maria apresentaram Jesus no Templo e Maria foi ser purificada, conforme prescrevia a Lei, Simeão disse que Maria teria o Seu Coração Imaculado transpassado por uma espada, logo, é evidente, Maria foi crucificada à maneira de Cristo e à maneira d'Ela própria, espiritualmente, por nossos pecados. Por isso, caro irmão e amigo Lucas, é fundamental tu deixares o crime de heresia a fim de um colírio ser ministrado aos teus olhos e tu enxergares.



João Emiliano Martins Neto: Thank you very much my friend and brother Jesse for the comment. My English is poor, but I will read the text you indicated through the link you pasted in your comment. If you would like to talk to me, dear brother Jesse, more and better about religion and theology issues and their controversies send me an email: joaoemilianoneto777@gmail.com



João Emiliano Martins Neto: Jesse about this text of yours whose link you post above,

Dear Brother Jesse, the crux of the Protestant issue is that the devil has blinded and wounded you Protestants, as he himself is wounded and blind, wounded and blind with pride, so that you Protestants are an anti-idolatrous police, because the devil in his pride that you Protestants have also contracted such vice does not want to honor God made man in Jesus Christ and what is most fearful to him, the devil, he in no way wants to honor a pure creature, a person like the Divine Mary, For it is a temptation of pride to the angels to find themselves, and they are greater and better than we men.

Fonte: Área de comentários do blog de Lucas Banzoli.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores