Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 10 de maio de 2023

O testemunho de fé de Santo Antônio Maria Zaccaria

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Santo Antônio Maria Zaccaria


Eu já soube de livros que eu não estou certo se são de autoria de Santo Antônio Maria Zaccaria, o fundador da ordem dos clérigos barnabitas e das freiras angélicas, livros que eu ainda não li, mas, do pouco que eu sei da vida dele, ele que é o meu santo de devoção, Santo Antônio instaurou na época dele uma jornada de quarenta horas de adoração ao Santíssimo Sacramento. Então, eu imagino que por tal devoção ele tenha dado um interessnte testemunho de fé.


De fato, debaixo das espécies ou dos meros acidentes do pão e do vinho se encontra Jesus Cristo com seu corpo, sangue, alma e divindade. Apesar de nossos sentidos que acabam sempre aguçados pela nossa cobiça, concupiscência, digam que ali só haveria pão e vinho. A fé, então, deve dobrar os nossos sentidos grosseiros e deve dobrar a nossa mesquinha razão finita que por si mesma se torna como que a ideóloga dos mais baixos instintos. A fé faze-nos penetrar na substância, no cerne das coisas, onde se encontra a verdade, a sabedoria, a verdade e sabedoria que radica-se em Deus que tudo criou e sustenta todas as coisas e nos acidentes ou espécies do pão e do vinho encontra-se o próprio Deus Jesus Cristo substancialmente no que antes da transubstanciação operada pelas palavras consecratórias do padre eram apenas as substâncias do pão e do vinho.


Quarenta horas de devoção ao Santíssimo Sacramento prestou e ensinou o Divino Antônio Maria Zaccaria. Que formidável testemunho de fé, de humildade. Imitemo-lo!

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores