Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Cristianismo é testemunho ou não é nada

 Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

São Tomé


Olavo tem razão, pois, o que é chamado dogma na religião cristã é algo bem avant la lettre, por assim dizer, porque no cristianismo o que não é testemunho ocular, concreto, de carne e osso e de se tocar na carne e osso ferido de Cristo que foi a experiência dos discípulos e apóstolos de Cristo que conviveram com Ele e o viram, como São Tomé o viu e tocou-lhe no lado ferido pela lança, depois da ressurreição, se não for nada disso de testemunho, logo, não é nada, é apenas construção doutrinária, uma racionalização, diriam os psicanalistas, muito posterior, bem ensina o filósofo Olavo de Carvalho ao criticar o apego doutrinário dos cristãos como algo até mesmo blasfemo, dependente do que pensam os intelectuais. Ou você acredita no que viram os seus olhos ou você não pode ser cristão. A coisa toda da vida, morte e ressurreição do Cristo que perfazem a religião cristã simplesmente se deu, achem tais relatos verossímeis ou não.

 

Por exemplo, não é nada verossímil para os judeus um Messias que teve o fim de Jesus Cristo pregado em uma cruz e morto é um escândalo para eles, assim como quando eu conto para certas pessoas que eu sou doente mental, algumas querem agredir-me fisicamente ou acabam muito tristes, pois esperam a glória do intelecto humano em todos os homens. Para quem é pobre querem alguém são para ajudá-los, pois alguns deles têm doentes mentais até mesmo na própria família e constatam na carne e no osso as agruras de tal circunstância. Outras pessoas ficam tristes e decepcionadas, pois querem o intelecto humano dominando o mundo, o que nem sempre ocorre, há gente como nós, os desgraçados e miseráveis doentinhos e é bom que não ocorra tal dominação, pois ninguém precisa de muitos inventores, supostamente bons da cabeça, de bombas atômicas para destruir a humanidade ou inventores de redes sociais online como o ZAP dos tiozões para divulgarem fake news.



Os judeus queriam um líder político que para ontem os libertasse do jugo dos pagãos romanos e que lhes reconstruisse o Templo destruído no ano 70 depois de Cristo pelo general Tito, nada disso houve com o Cristo. Cristo queria uma reconstrução do templo do Seu corpo em três dias e almejava a reconstrução do templo interior do homem onde Ele habitaria espiritualmente por Seu Divino Espírito e Cristo queria um reinado d'Ele sobretudo nos corações, não neste mundo que Ele disse expressamente não ser o Seu reino e Jesus queria que o homem fosse senhor de seus impulsos e não pelos mesmos fosse dominado, tal qual queria um Friedrich Nietzsche.



Enfim, no cristianismo o buraco é mais embaixo e o que é mero dogma e fé cega, hoje, é apenas uma aparência de autoritarismo para algo mais profundo no cristianismo, porque fundado no testemunho de carne e osso que por mais incrível que pareça foi um dos fatos entre outros fatos históricos do mundo.

 

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores