Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 13 de junho de 2017

Como limpar minha mente da catequese e lidar com os crentes chatos que perseguem-me em casa

Que a Bíblia diminua, diz o Caio? Que porra é essa? O Espírito, Deus, não fala e nada revela a parte das Escrituras, apartado da Bíblia, ou seja, que contradiga as Escrituras. Jamais, a não ser para os lunáticos. E eu penso que um antídoto para a decadência da idéia reformatória da Igreja, iniciada por Martinho Lutero, são as próprias idéias de Martinho Lutero, no que se refere, por exemplo, a uma atitude de não defender de maneira unilateral a ética e a moral, o moralismo e legalismo cruéis e por que? Porque bem dizia Lutero em carta para o seu amigo Filipe Melâncton. Diz meu grande mestre, guru, doutor e inspiração em assuntos de religião cristã, o Lutero, dizia ele, para Melâncton, de que: "Peca, peca fortiter sed crede fortius." Ou seja, do latim, peca, peca com força, mas crê com mais força ainda. E por que? Porque o homem será sempre miserável pecador, mas terá somente a fé (sola fide): baluarte e sustentáculo da igreja verdadeiramente herdeira da Reforma, para justificá-lo e salvá-lo. Cristo é objetivamente e historicamente, porque foi um judeu, um homem que foi assassinado pelos pérfidos judeus e pelo Império Romano, ou não? Se é Cristo o Redentor, de fato, eu penso que o próprio Cristo inspirou Martinho Lutero que com suas idéias, que é a verdadeira e genuína idéia de Reforma, Lutero com o seu Luteranismo pode ser a cura para a igreja evangélica atual que mais parece com o legalismo, antitabagismo retardado mental, apelo a obras e servilismo a pastores simplesmente bandidos comuns, tal igreja evangélica atual está cada vez mais parecida com Roma.

 

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores