Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 4 de junho de 2023

A alma católica pode ser pequena?

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Como eu escrevi no artigo imediatamente anterior a este aqui eu estava conversando com um protestante durante uma chuva torrencial e eu percebi que ele queria me enrolar apaixonadamente depois de eu argumentar com ele que os protestantes são divididos em inúmeras seitas umas divergentes em relação às outras. Eu citei-lhe as seitas tipo a batista, presbiteriana, metodista, Assembleia de Deus e outras, ele parece que nem ouviu e eu disse para ele que Jesus Cristo disse a São Pedro que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja dele, portanto, esta "igreja" é só uma e é com toda a evidência meramente histórica, humana, a Igreja Católica Apostólica Romana. Ao meu ver o cara quis me enrolar e encompridar a conversa. Eu me saí. Será que aí poderia-se dizer que eu quis me esconder atrás de um esqueminha pronto, um raciocínio como que pasteurizado, agindo assim a alma católica pode ser pequena?


Tudo vale a pena se alma não é pequena, disse o poeta Fernando Pessoa, mas, é que poxa vida, eu achei que o cara quis me enrolar e eu já conheço o discurso enfadonho protestante e o cara iria dizer, talvez, lá na frente que não é "religião" o que ele dizia para mim e tal... Protestantes desprezam a ideia de "religião", porque eles percebem a falsidade e fraqueza do protestantismo e talvez sem palavras para dizê-lo da parte do zé povinho ignorante, que não sejam os pastores bandidos bem cientes do erro pestilento que é protestantismo, eles não querem admitir que suas vidas são uma farsa. Contudo, será que eu não quis dar uma volta no cara com um esqueminha pronto? Que esqueminha que eu poderia ter ali à mão se eu falei para o sujeito que com ouvidos moucos não prestou a atenção nos meus argumentos a respeito da pluralidade de seitas protestantes e do que disse Jesus a São Pedro na Bíblia Sagrada? O assunto ali de religião veio à baila quando eu mencionava o caso daquele psicopata que morreu em novembro do ano passado, Guilherme de Pádua, que se arrogava convertido para o protestantismo e ainda virou pastor de uma seita maluca chamada Igreja Batista da Lagoinha onde o dono dela ali, Márcio Valadão que vibrou alegre em um vídeo público pela morte do sujeito, até mudou o nome de uma empresa de marketing ligada à tal seita para que Pádua pudesse trabalhar ali sem dar na vista, pois já estavam reclamando dado o passado assassino de Pádua que matou brutalmente a atriz Daniella Perez. É este tipo de monstrengo Pádua e o safado Valadão querendo passar a perna nos outros que se dizem protestantes evangélicos no Brasil atual. O assunto antes foi dar em Guilherme de Pádua, porque eu falava para ele de algumas pessoas que bebem e se dão a brigar sob o efeito do álcool que é o caso do ator Fábio Assunção que é alcoólatra e atrai até a polícia quando sob o efeito etílico. Assunção que conheceu Pádua na juventude e foi agredido fisicamente na garganta pelo psicopata que disputava com o rapaz o papel principal na novela da TV Globo, De Corpo e Alma, na qual Assunção terminaria no papel principal de par romântico com Perez, a atriz assassinada.


Eu acho que o hábito e ideias bem assentadas na cabeça podem querer que a gente não as discuta. Um santo dogma de fé divina e católica pode tornar-nos rígidos, sobretudo, se ainda não temos a maturidade própria do spoudaios que dá ao homem a santidade e a sabedoria suficientes para lidar com o dogma. Contudo, é sempre bom diante de regras universais, por exemplo, o santo dogma de fé como a Igreja Católica ser a verdadeira Igreja de Cristo, que a gente veja cada caso concreto caso a caso. Eu não quis ouvir o rapaz, achei que ele fosse me enrolar, mas, não custava ouvi-lo, talvez ele tivesse alguma história pessoal surpreendente mesmo que no protestantismo. Eu duvido muito que a heresia protestante possa gerar algo que não seja a gente profundamente idiota ou profundamente bandida, conforme eu já referi em outro artigo, protestantes tendem a ser sempre monotonamente iguais. Contudo, vá lá que o cara tivesse algo de interessante? É promessa de Jesus Cristo que as portas do inferno não prevalecerão contra sua Igreja, todavia, vai lá que mesmo um sujeito protestante profundamente bandido, nem digo idiota do povão semelhante ao cara lá da chuva, tenha lá alguma história em que ele mostre grandeza mesmo sendo um bandido, celerado e psicopata e assim mostre que mesmo no mal se pode ter uma alma grande? É bom ouvir mais e falar menos.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores