Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

O padre e o psicólogo: minha mãe ultra exigente entre a fonte de todo o bem e o homem se virando sozinho

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Minha mãe chamada Marcina Graça Alcântara Martins é ultra exigente, criou os filhos com mãos de ferro, até mesmo com gritos, muita histeria, xingamentos e espezinhando. Uma falta de sabedoria só, apesar de que a sabedoria considerada a mais alta que viria da Bíblia Sagrada junto com a sabedoria da Sagrada Tradição e do Sagrado Magistério infalível da Igreja Católica Apostólica Romana, diz a Bíblia que é para os pais criarem os filhos com a vara, pois o filho que assim tratado não morreria e seria livrado desse jeito da sepultura (Provérbios 23, 13, 14). A fonte de todo o bem é Deus e assim quando eu a vejo exercendo o seu poder de matriarca xingando e falando palavrões os mais medonhos, eu digo a ela diante de tal exacerbação que ela procure um padre para que ela receba o sacramento da confissão, ela que nunca mais se confessou, pois ela estaria exorbitando, afinal, eu que frequento muito Igreja e os sacramentos eu não vejo padre algum aos gritos seja no púlpito ou seja no confesssionário, eu disse a ela, xingando e pressionando fortemente as pessoas para que se convertam.


A fonte de todo o bem que seria Deus é suave como a brisa, assim ficou claro na vida do santo, glorioso e bem-aventurado profeta Elias (1 Reis 19, 12), por que minha mãe sempre foi, então, tão terrivelmente estridente, barulhenta à maneira do fogo e do terremoto nos quais Deus não se encontrava quando manifestou-se a Elias? Um padre através de seus paternos conselhos de verdadeiro pai maior que ele é dos homens e através do sacramento da confissão poderia curá-la de tal ferida tão grave que a acomente com o bálsamo de Galaad que é Jesus Cristo que curou-nos para nos salvar com suas pisaduras causadas por nossas transgressões e iniquidades, através de sua paixão e morte na cruz (Isaías 53, 5).


Ou eu também dou a opção para que a minha mãe busque um psicólogo que é o homem com a sua arte e cultura científica restrita à sua razão pela Psicologia o homem vai se virando sozinho. Eu frequentei alguns psicólogos na minha vida e já ouvi cada coisa deles largados à própria razão a exemplo de pelo menos um deles perguntar se existe alguma verdade, caindo em um relativismo. O homem vai se virando sozinho com sua arte, com sua ciência, cobre-se com folhas de figueira como pode quando descobre que está nu já que longe de Deus ele perde a sua inocência, tal qual aconteceu com Adão e Eva (Gênesis 3, 7).


Quem não quer o padre que busque pelo menos o psicólogo ou que ainda informe-se por si mesmo com a sabedoria apenas humana e natural fruto de sua razão. Que ela busque o homem só como  artifex e com sua cultura e ciência, arte, música, poesia, pintura, literatura, o cinema ou sétima arte é muito interessante já que através das imagens forma de maneira plástica o que é possível no mundo. Por que? Pois que pelo menos perdida a inocência o homem será coberto no que lhe é vergonhoso e incita a sua malícia e concupiscência, que pode resultar no caos. Cobrindo-se seja com folhas de figueira, seja com vestes de peles (Gênesis 3, 21) que o próprio Deus providenciou ao casal primordial depois que os despediu do Éden, sabendo da humana fraqueza desde aquele instante de separação do paraíso quando o homem deveria viver daí por diante já conhecedor do bem e do mal semelhante a Deus (Gênesis 3, 22), a fim de que que a exemplo de minha mãe que não restaura nunca a sua inocência pelo sacramento da confissão no novo Éden que é de alguma forma a Igreja Católica possa conviver com as pessoas socialmente da melhor maneira possível sem o escândalo e pedra de tropeço que é o homem pós-inocência desterrado do Éden e da Igreja Católica não acabe histérico e violento que é o jeito que ela costuma se comportar com insanidade.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores