Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Eu, covarde, doente mental e burro

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Eu, covarde, doente mental e burro, são três defeitos meus que eu acho que são a marca da minha vida. Pelo menos no caso da doença mental que consumiu bons anos de meus melhores anos há medicamentos por meio dos quais eu possa me tratar e o tratamento realmente dá bom resultado, apesar de eu não frequentar nenhuma psicoterapia o que poderia mostrar se não seria sintoma, cada passo que eu dou na minha vida, de minha doença bipolar, somada também com traços de esquizofrenia, segundo a minha atual psiquiatra. Por falar nela, aliás, Rosemary Lobato, não está nem aí para mim, nunca quer me ouvir em uma consulta para pelo menos pedir o que é preciso periodicamente que é o exame de sangue a fim de se auferir os chamados níveis séricos de alguém como eu que ingere o carbonato de lítio.


Há remédios e tratamentos para saúde mental, contudo, e para a covardia e a burrice? A covardia é um pecado grave e no livro do Apocalise os primeiros da fila a serem condenados ao inferno são os covardes. O covarde não ama a nada retamente, enquanto tem um afeto desordenado para salvar a própria pele. Eu percebo a minha covardia diante do poder. Eu temo os poderosos e me alio a eles e uma das causas do meu temor é diante de meras críticas vindas de quem condena a minha homossexualidade. Eu fico com um temor servil diante de críticas muitas vezes vindas de gente ignorante do povo, o homem-massa com suas ideias fixas irrefletidas de um senso comum tosco, evangélicos do povo neopentecostais desescolarizados, vigilantes e vendedores ambulantes de picolé, lanches e capas para celular. Acho que é da minha doença mental eu sempre acabar ligado ao lixo social, esse tipo de gente que é o homem-trapo, o lumpesinato que é a baixa patuléia ignorante do povo. Fico no temor servil até pela fraqueza óbvia da homossexualidade ante o que seria um justo senso comum e diante da razão natural e ante, esta nem se fala, a divina revelação judaico-cristã que condena a homossexualidade na Bíblia Sagrada e segundo o que crê e ensina a Igreja Católica Apostólica Romana. Mas, diante de tais razões contra a homossexualidade e o temor servil aos poderosos seja pelo número, o homem-massa homofóbico e machista ignorante comum que não raro na calada da noite sai com travestis ou costuma se masturbar e pelo menos olha com cobiça sexual rabos de saia pelas ruas traindo a própria mulher, aí vai uma grande distância ser covarde, é um grande pecado meu de covardia e temor reverencial perante um contumaz idiota qualquer da rua.


A direita parece muito acertada na sua opinião sobre a homossexualidade de que se o homossexual não segue o ideal de castidade absoluta, segundo o que crê em ensina a Igreja Católica, que ele pelo menos não seja uma bichona louca, histriônica, depravada mais do que já seria uma grave depravação a homossexualidade em si, segundo o atual Catecismo da Igreja Católica. A direita quer um homossexual com discrição. Concordo, e é esse é um dos motivos do porquê eu me digo um direitista. Todavia, eu desconfio que eu como covarde e também burro devo ter embarcado no direitismo por uma falta de luzes, até de imaginação e por um temor servil ante a uma maioria brasileira conservadora, eu já soube de uma pesquisa que diz que o brasileiro não seria tão conservador assim, apesar de em meus quarenta e quatro anos de vida eu raríssimamente encontrei um brasileiro liberal de esquerda.


A doença mental minha é tratável e está sob tratamento, risperidona e carbonato de lítio ajudam muito. Agora, o cagaço e a burrice, a velha chamada para se ter coragem de Jesus Cristo, pois ele venceu o mundo e bons conselheiros, aprender com os erros, e ainda mais e preventivamente com os erros dos outros, e o estudo podem ser a minha cura.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores