Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

O caminho é a humildade

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Nesta época próxima do Santo Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo dia a respeito do qual rezamos nas segundas e sábados o terceiro mistério gozozo do Santo Rosário aprendemos o desapego à riquezas e um amor à probreza, visto que Jesus que é o próprio Logos que aceitou vir como pobre e homem, servo, e nascido de mulher em uma pobre manjedoura, eu noto que o caminho é a humildade. O caminho para Deus é a humildade e eu percebo isso quando eu peco normalmente contra a castidade, nem que seja o pecado solitário e até simples, contudo sempre grave, que é o pecado da masturbação. Eu busco logo o sacramento da penitência. Talvez se eu não tivesse problemas com o sexto e o nono mandamentos provavelmente eu nunca me confessasse e ainda acharia-me sem pecados, o Senhor meu pai João Tadeu Garcia Martins diz isso dele, que ele é sem pecados, ele que há décadas não sabe o que é receber os sacramentos da confissão e da Eucaristia e nem vai nos domingos e nas festas à Santa Missa e posa de conservador e é anti-gay ao ponto dele achar que eu levaria um homem na casa dele na presença dele, já levei escondido homens na casa pressionado pela solidão e o desejo venéreo, por eu quase nunca ter trabalhado na vida, em particular por causa da minha doença mental bipolar que torna-me frágil para o trabalho. Se eu não tivesse problemas com a castidade, ainda mais pela questão gravíssima da homossexualidade, possivelmente eu seria um monstrinho de farisaísmo e soberba que é o que acontece com muitos heterossexuais que se estão na Igreja Católica pelo menos nunca mais se confessaram ou nunca mais fizeram uma boa confissão ou outros já abandonaram há muito a Igreja Católica, é o caso do Senhor meu pai que é um incompreensivo conservador vulgar.


Com relação aos católicos, certamente não raramente eu já fui tentado e caí na tentação de ser um fariseu hipócrita por arrogar-me católico romano e também seria o caso de alguns homens casados heterossexuais comuns, esses que talvez fariseus nunca mais fizeram uma boa confissão, eu acho que os pecados que mais doem são os sexuais contra a castidade dada a questão da afetividade e a intensidade do desejo ligado à prática venérea. O homem é sempre tentado à arrogância nem que seja quando ele se diz católico romano o mais observante e rigoroso ou quando ele tem uma profissão clássica na sociedade como ser advogado, médico ou engenheiro ou ele tem um cargo estável de funcionário público ou político que o diga o nosso atual Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, que se deixou corromper junto com muitos da direita midiática na internet, e o maior e pior deles foi um Olavo de Carvalho, um hipócrita de marca maior cuja vida pessoal concreta só foi devassada pela excelente filha primogênita dele, Heloísa de Carvalho Martin Arribas. Bolsonaro e a direita agiram mal, porque tinham um projeto de poder e prestígio pessoal para ganhar muito, em particular Bolsonaro com sua família, que tinham um projeto sobretudo de poder, e dinheiro. A tentação da soberba vem de se impor a ferro e fogo, nestes últimos tempos de direita no poder, com armas mesmo as melhores coisas, uma delas em impor em maior número o falso cristianismo herético protestante neopentecostal e em menor número o cristianismo santo que é o do catolicismo romano algumas vezes em sua versão praticamente sedevacante tradicionalista em um materialismo tão brutal e violento, jogo sujo, quanto o dos liberais e da esquerda com suas bandeiras.


O caminho é a humildade. E melhor em todo o caso reconhecer o quanto é bem limitada a finitude humana, ainda que as armas, falei de armas acima, usadas por direita e esquerda expandam um pouco mais o poderio humano, expansão ilusória sendo sempre ilusório o materialismo com sua ideia unidimensional de homem em que não se leva em conta que as qualidades de bem, verdade e beleza, a lei divina e a lei natural, já se encontram n'alma humana e que apenas as coisas materiais fazem com que a alma tenha um como que um despertar ou como que uma reminiscência através das qualidades que este mundo tem, inclusive pelo que é o material.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores