Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 24 de dezembro de 2022

O Natal, a transgressão, a soberba, a boa reflexão salvando o bom humor

Autoria: João Emiliano Martins Neto




Neste Natal 2022 eu gostaria de refletir contigo, meu caro leitor, sobre a transgressão de um amigo meu que arranjou uma amante, ele que seria legitimamente casado, pelo menos até hoje nenhum tribunal eclesiástico da Igreja Católica teria mostrado a suposta nulidade do alegado casamento dele com uma mulher imatura que queria por os pais, filhinha de papai mimada que ela é, no meio da que seria a genuína relação matrimonial fruto do sagrado sacramento do matrimônio com o seu marido, o meu amigo, eles conceberam juntos um filho.


Eu acho que não tem jeito, todo pecado e mal, toda transgressão dos mandamentos é um ato concreto, realmente o é por sua concretude e materialidade, de soberba e o pecado é mortal quando é perpetrado contra algum dos mandamentos. Refiro-me a um dos dez mandamentos como seria o pecado do meu amigo contra o sexto e o nono mandamento já que ele não poderia possuir outra mulher fora a dele. É pecado mortal quando realmente se sabe do erro de se estar transgredindo um mandamento divino do decálogo. A alma fica mortamente ferida e começa a se enfraquecer e sangra e é consumida por um câncer da mais alta gravidade a afetá-la o que é mais grave do que o pior tipo de câncer ou de outra doença gravíssima qualquer no corpo, pois a vida da alma é mais preciosa que a do corpo, diz o Papa São Pio X em seu Catecismo Maior. É posssível algum senso de humor quando talvez pareça tudo luto?


Eu acho que é possível algum senso de humor desde que com efeito se reconheça que somos pessoas inferiores e piores por causa de nossos erros senão contra um dos dez mandamentos se somos religiosos, mas, se somos infiéis ateus pelo menos estaríamos indo contra uma reta razão natural se agimos sem desmedida (húbris), ou se diria na época da Igreja Católica em que vivemos se agimos com a virtude cristã da humildade. Jesus Cristo mesmo é a prova de uma falta de desmedida, é uma prova de humildade, porque se Ele é Deus e se tornou homem, Ele deu uma prova de humilhação e rebaixamento ao se tornar uma de suas criaturas, mesmo um descrente pode reconhecer o quanto é preciso de humilhação e rebaixamento um tal ato de um ente divino tornar-se homem, isto é, é a contração da infinitude na por assim dizer mesquinharia e limite exíguo da finitude. Mesmo a quem seja infiel e descrente eis a prova de rebaixamento do que é divino na encarnação do Logos, porque no Santo Natal, lembramos o que é rezado no terceiro mistério gozozo deo Santo Terço que é o nascimento do menino Jesus em Belém, o Natal de Jesus, e reflete-se sobre um desapego aos bens terrenos, à riqueza e um amor à pobreza.


Que neste Natal de 2022 e sempre façamos a boa reflexão salvando o bom humor de que por pior que sejamos, eu por exemplo sou homossexual com todas as implicações terríveis e temíveis que tal condição a mim acarreta, por mais que doa e seja mortal a nossa doença fruto de nossa transgressão à lei de Deus ou pelo menos à boa e reta razão que a gente sempre saiba que a gente pode pelo menos rir da gente mesmo e que quanto pior sejamos mais engraçada e primorosa será a piada, poderemos pelo menos nos divertir. Eu acho que o próprio Jesus Cristo ao se tornar um pobre e um nada de um homem como nós pelo menos a vida dele na forma humana deve ter sido bem digna de boas e muitas risadas.


Feliz e Santo Natal a todos!

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores