Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 19 de março de 2021

Ante rem

Autoria: João Emiliano Martins Neto

 

Cena em que a personagem Chris Higgins conta a sua história trágica de encontro com Jason Voorhees


Há uma cena do filme de terror clássico Sexta-feira 13, parte III que eu acho emblemática para ensinar algo de Filosofia que é a história contada pela personagem Chris Higgins (Dana Kimmell), porque é a prova de que o filósofo Platão estava certo. Eu noto que o que contou Higgins é a prova de que em algum lugar, seja no mundo das ideias de Platão, seja na mente de Deus para os filósofos cristãos algo como os universais existe, de fato, ante rem, antes das coisas singulares. Antes das coisas singulares, caso contrário Chris Higgins não poderia avaliar que Jason Voorhees não parecia humano por causa de sua feiura. Há a ideia, o modelo de homem como há a ideia de todas as coisas sensíveis neste mundo que a feiura e o grotesco terrível de Jason contraria assim como a imperfeição acidental maior ou menor de todas as coisas sensíveis deste mundo contraria.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores