Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 9 de março de 2021

Metafísica

Autoria: João Emiliano Martins Neto


A metafísica, aquele livro de autoria de Aristóteles, o Estagirita, posto por Andrônico de Rodes para além dos livros sobre as questões naturais pesquisadas por Aristóteles, é a metafísica o que torna a Filosofia como Filosofia, fecunda e interessante. A metafísica é uma pesquisa que nestes dias de Quaresma é posta sempre que a vida cômoda de beber, comer e fazer sexo é questionada, quando há um jejum de tais coisas, ou pelo menos o homem se abstém de beber, comer e fazer sexo, viver a sua vida animal, física, comum e natural.

 

Metafísica, palavra grega que significa além da física, além da natureza, além das coisas palpáveis e sensíveis, é um estudo a metafísica de quem faz um jejum ou abstêm-se do mundo, é a metafísica o que faz o homem refletir, filosofar, pensar com profundidade, é o que faz o homem não ver mais como banal o que é banal tomando como figura o comer, beber e fazer sexo cotidiano que fazem o homem entorpecer-se e ver tudo como ordinário.


A vida do santo, do asceta, do cristão praticante e a vida do filósofo ou do metafísico muito se aproximam. Ambos abordam coisas da mesma natureza, da mesma natureza sagrada que é na religião do santo e do asceta o dado revelado ou sagrado, o teológico, e o filósofo ou metafísico aborda o dado que vem da criação de Deus a partir da mente humana natural, cerebral, que também veio de Deus em uma abordagem do divino judaico-cristã.


O filósofo ou metafísico é um teólogo, santo ou asceta leigo, fora dos muros da Igreja, o santo ou asceta está dentro dos muros da Igreja e não precisa mais tatear no escuro como o filósofo ou metafísico para ter um vislumbre da verdade, pois a fé e o que ensina a Igreja, ainda que no lusco-fusco da fé são a sua luz como no momento do dia na aurora entre luz e trevas. Enquanto isso o filósofo ou metafísico tateia no escuro, coruja de Minerva que ele é que alça o seu voo justamente nas trevas da noite para tatear desviando-se de buracos e obstáculos que a reminiscência de verdade, bem e beleza que ele tinha acesso antes de encarnar, ou em termos cristãos que há em sua alma feita à imagem e semelhança de seu Criador, faz o filósofo ou metafísico saber que são buracos e obstáculos e vão conduzindo o filósofo ou metafísico rumo à um dia ver as coisas fora da caverna de Platão até ver a luz mesma que fora de tal caverna torna todas as coisas bem conhecidas e se o filósofo torna-se cristão tal luz para ele é a luz do mundo, Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores