Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

domingo, 10 de julho de 2016

A tal Ciência

Se a tal Ciência fosse deveras essa lanterna a tudo iluminar, de fato, um farmacologista ou um médico teria a lucidez para dizer quais os efeitos sociais ou sociológicos de um medicamento e não só saberia dizer dos efeitos do referido remédio contra a doença que pretende tratar.

As ciências é o que o filósofo Edmund Husserl chamava de ontologias regionais. Nesse sentido os filósofos não precisam temer que a Filosofia seja o senso comum por excelência, o senso global, a ontologia geral, como também dizia o autor dos "Anais de Filosofia e Pesquisa Fenomenológica" (Jahrbuch für Philosophie und phänomenologische Forschung).

A ciência nem pode mais chamar-se ciência, porém, ciências e como tal sabem muito bem dentro de suas especialidades específicas científicas.

Eu jamais dedicar-me-ia à tal ciência, porque não aceitaria tornar-me um autista ou um analfabeto para além de minha especialidade, sobretudo acharia algo lamentável tornar-me um autista e um analfabeto em relação ao mundo e ao homem.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores