Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Politeísmo

Eu acho bobagem o politeísmo, porque veja uma grandiosíssima baleia cachalote, ou o leão e o elefante, ou os astros no espaço sideral, veja o homem mais inteligente, sagaz e belo, veja um anjo, o mais poderoso e esplendoroso como o próprio Satanás ou outro serafim ou querubim ou veja a própria Sempre Virgem Maria que no dogma católico é a maior das criaturas, a soberana Rainha sobre todo o universo, ora, nenhuma dessas criaturas moveu-se a si mesma por vez primeira a fim de entre nós ter estado e estar. Falo de Deus como o primeiro motor imóvel aristotélico. Ora, algo precisou movê-las por vez primeira e as mesmas, por mais excelentes que sejam não movem por vez primeira outras coisas. Também, se não me engano, é Melisso de Samos, um pré-socrático da época do politeísmo quem diz que é preciso que Deus seja um só, porquanto é preciso que haja unidade de vistas no universo a fim de que haja harmonia. Também a crença de que haja um propósito, uma inteligência, um projeto inteligente no universo, no mundo que para nós cristãos reside na segunda vinda de Cristo Jesus e que um dia vamos viver com Ele para sempre no Céu e por Ele e para Ele fomos feitos e a vida do homem a Cristo pertence e encontra a razão, acho eu que não tenderia a acovardar ninguém, não, mas certamente Cristo é a força do homem que pode na maravilhosa graça de Deus encontrar forças para vencer todas as paixões e vícios.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores