Pesquisar este blog

Entre em contado comigo por email

Clique na imagem, abaixo, e acesse o meu email pessoal para dialogarmos privadamente. Será um prazer.

envelope-color

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 5 de julho de 2016

Natureza do poder

A natureza do poder é a limitação do poder. Quem exercerá o poder? Deus? É algum animal inferior como um verme ou superior como o elefante ou o leão os quais exercerão o poder na sociedade? Não. Nada disso. É o homem. O que é o homem? O homem é um animal racional. É animal como um gato, mas é racional, pode elaborar discurso com sentido, através da linguagem que o abre para a totalidade do real para além de seu meio ambiente. O homem poderia transformar o mundo, poderia forjar a realidade, pode fazer com que 2 + 2 não resulte em 4 ou, como diz o meu mestre Olavo de Carvalho, arrumar um jeito de arrumar uma máquina desentortadora de bananas? Não. O mundo é como é, está aí para ser interpretado e compreendido em suas leis; 2 + 2 sempre resultará 4 e é no mínimo ridículo desentortar bananas na ânsia de se não aceitar as coisas como são, olha que tem gente que pode ter essa brilhante idéia de jerico. Então, não há político limpo e decente que se não questione acerca da limitação intrínseca do poder a fim de exercê-lo na sociedade.

O político quer o máximo de poder e influência no processo decisório, mas há limites na estrutura de sua realidade humana e o homem não é como Deus que pôde fazer tudo que fez, ou seja, criar ex nihilo. O homem interpreta o mundo e o compreende em suas leis através da Filosofia, da Ciência ou da Literatura. Todo o mundo dos homens, cidades, máquinas e tecnologia responde à inteligência humana maravilhosa e às necessidades humanas de locomoção e defesa, por exemplo. O homem é limitado e o político, como homem que o é, também. Saber a exata medida humana e sua influência nesse limiar configurar-se-á na melhor estratégia política para a sociedade que este homem político pretenderá exercer através do poder acumulado e de sua influência nas decisões.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores