Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 20 de janeiro de 2024

O metaconceito de Olavo de Carvalho

Autoria: João Emiliano Martins Neto


Eu já vi um vídeo de um rapaz conhecedor da filosofia em que ele analisa o que seria a filosofia de Olavo de Carvalho, o rapaz não reconhece as ideias de Carvalho como filosofia, porque o trabalho da filosofia é em cima de conceitos. O que é o conceito? Eu entendo conceito como uma construção lógico-argumentativa que visa dar um significado por meio da linguagem a algo comum ao mundo. Ora, Carvalho mesmo questiona a lógica e eu já escrevi em uma rede social que a lógica é uma forma de burrice. Carvalho que também questiona a lógica ele diz que no real, no concreto do mundo há coisas ilógicas e, de fato, dá o exemplo Carvalho de que andamos com duas pernas opostas, direita e esquerda, sem as quais não vamos ali na esquina. E eu exemplifico que a relação fecunda, fisicamente fecunda para a perpetuação de espécies superiores qual o humana, dá-se entre opostos de macho e fêmea com todos os dramas de guerra dos sexos entre ambos na espécie humana chegando ao cúmulo da recusa e em alguns casos incapacidade imatura a algum acordo com o oposto que é o que se vê no homossexualismo.


No livro A Filosofia e seu Inverso, Olavo de Carvalho questiona contra Joel Pinheiro da Fonseca, que hoje é uma besta ex-católica ateia e abortista, a questão da argumentação como expressão filosófica. Porque é o que pretende Carvalho que o filósofo seja um vidente, que ele veja claro, intuitivamente, quase ou por que não semelhante aos anjos, em uma busca do metaconceito, e como tal metaconceito em algo a ver com a metafísica sem a qual o em si e a coisa em si são incognoscíveis, e isso pelo jeito os manuais de lógica e de filosofia comuns são contra formando quando muito no mundo linguistas, historiadores da filosofia, repetidores de doutrinas filosóficas por mais formidáveis que sejam perdidos em nexos silogísticos infindáveis lógico-argumentativos sem enxergar nunca a coisa, o real, sem nunca assentar-se ao chão firme na vida do ser e ser quer dizer assentar-se perdido em textos e análises de textos de textos entre textos enquanto o mundo diante das barbas do homem lhe diz que é preciso pernas esquerda e direita, opostas, ilógicas, para ir ali na esquina ou o real diz a nós, LGBT, que é uma grande incompreensão, é um atraso de imaturidade, mormente por nós, LGBT, sermos uns impotentes sexualmente para a relação com o sexo oposto.


O metaconceito de Olavo de Carvalho, assim eu o chamo, é parte da ambição filosófica de Carvalho do fim do conhecimento racional em prol de um conhecimento imediato, intuitivo, é o intuicionismo radical. E que interessante é o racional ser vencido se depois do anão disforme de Königsberg, Immanuel Kant, o que é racional é uma armadura conceitual onde é recebido o que chega ao homem pelos sentidos, pela ciência, chega à humana razão os fenômenos que são organizados pela pequena razão humana para quem logicamente nada há de surpreendê-la, a razão molda o mundo, não obstante dizer Platão que o espanto é o princípio da filosofia. Supõe-se na jaula kantiana que nada espante realmente o homem em sua pequena razão. Se eu não estou completamente enganado, Carvalho no que eu chamo de metaconceito é um do filósofos mais anti-Kant de todos os tempos e é ele uma revolução de lucidez única na história da filosofia.


Eu ainda estou nas fraldas na filosofia, ainda nem ingressei na graduação em uma faculdade de filosofia, no entanto, Olavo de Carvalho parece-me um gênio com uma visão de águia, apesar de que diurante a pandemia de Covid-19 ele acabou uma toupeira míope com óculos fundo de garrafa na pandemia que provavelmente o matou, apesar dos estalinistas olavetes negarem. Acho-o muito bom e por isso para ajudar a minha alma em meus estudos, se Carvalho estiver no céu ou pelo menos no purgatório, ele que morreu no dia 24 de janeiro do ano de 2022, eu coloquei o nome dele nas intenções da Santa Missa da Basílica Santuário de Nazaré da próxima quarta-feira, dia 24 de janeiro, segundo ano da morte de Olavo, coloquei o nome dele nas intenções da Missa para sufrágio, benefício da alma dele e para que ele interceda por mim se ele estiver em um lugar no além deste mundo digno e propício para interceder.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores