Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

terça-feira, 26 de setembro de 2023

O afeminado e cruel ideólogo da direita Luiz Felipe Pondé e sua ignorância poética

Autoria: João Emiliano Martins Neto




Luiz Felipe Pondé, escritor e filósofo está longe de ser jogado fora, mas, ele é o afeminado e cruel ideólogo da direita que fala tão mal de quem é ressentido, de quem é ferido por ser rancoroso e talvez com grande razão e justiça dependendo da causa de tal ferida, Pondé é um ignorante poético, ele que eu acho que seria afeminado por tal ignorância poética do que deveria saber da teoria dos quatro discursos de Aristóteles sistematizada por Olavo de Carvalho e presente de forma seminal na obra mesma do Filósofo (Aristóteles) e em Santo Tomás de Aquino, segundo Olavo, e Pondé talvez seja afeminado, pois é ateu.


A ignorância poética de Pondé, ele que fala mal dos ressentidos de forma filosófica sem antes passar pela literatura, e demais artes como a música, ignora a teoria dos quatro discursos, eu identifiquei em uma canção de Moacyr Luz e Aldir Blanc a Coração do Agreste que foi interpretada por Fafá de Belém, ilustre cantora, católica erótica sempre datada e descartável no modismo dela musical e cultural do momento e artista que nasceu aqui na minha cidade de Belém do Pará.


O trecho da canção de Moacyr que mostra que provavelmente os ressentidos, se com justiça estão ressentidos, podem ser vingados um dia é este aqui: 



Na alegria de sentir 


Que a velha mágoa


É moça temporã


Seu belo noivo é o amanhã




Realmente os poetas são sábios e profetas, sim, sábios e profetas, se é algo de verdadeiramente espiritual que inspira-lhes o princípio do discurso humano que é o poético. Eu proporia e acho que já li em algum lugar, provavelmente no escopo da teoria dos quatro discursos, que eles sejam uma fonte de luz e boca de Deus se há, repito, alguma abertura neles a algum princípio de fato espiritual. Os filósofos seriam apenas pretensiosos com uma falsa modéstia de se dizerem apenas amantes da sabedoria. E é a literatura o que torna um homem deveras culto.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes