Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sábado, 30 de setembro de 2023

Nietzsche hoje, realmente hoje

Autoria: João Emiliano Martins Neto 


Eu e meu exemplar do romance Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski



Eu estava lendo uma postagem de um amigo no Facebook na qual ele cita um livro da tal Viviane Mosé que sintomaticamente para o que eu vou dizer aqui chama-se Nietzsche Hoje: Sobre os desafios da vida  contemporânea. Mosé é uma besta ou está ganhando bem para falar besteiras. Eu não li o livro de Mosé, mas, deve ser o conteúdo uma apologética ao nietzscheianismo insano de um homem do subterrâneo - referência ao livro de Fiódor Dostoiévski Notas do Subterrâneo - obscuro que foi Friedrich Nietzsche antes de seu grand finale patético, contudo, muito cristão antes dele mergulhar na loucura. Na verdade, se a obra dela for apologética, ela fala do Nietzsche de ontem ou de anteontem. O Nietzsche de hoje é o Nietzsche que antes de morrer, tratado psicologicamente por Dostoiévski, Nietzsche dizia que o russo era um excelente psicólogo, e em seu romance Crime e Castigo que Nietzsche leu, e eu tenho em minha biblioteca pessoal tal livro (segue-se a fotografia supra), Nietzsche pediu misericórdia para um cavalo que estava sendo chicoteado pelo dono, porque Nietzsche no seu último hoje, antes de cair louco, leu em Crime e Castigo o sonho do personagem principal, Raskólhnikov, no qual ele sonha com um pobre animal sob o guante de açoites que tristemente o levaram à morte suspirando sangue pelas narinas, sem dúvida que uma cena tristíssima de cortar o coração de quem não seja um psicopata semelhante ao übermensch de Nietzsche ou semelhantes a bandidos da laia de um Samuel Câmara, Edir Macedo, RR Soares ou Nelson Cardoso. De repente talvez no seu úiltimo hoje e instante Nietzsche quiçá tenha se convertido ao cristianismo.


Friedrich Nietzsche



Friedrich Nietzsche hoje, realmente hoje, com a mente saneada pelas letras de Fiódor Dostoiévski, talvez ele esteja a salvo pelo menos no purgatório, se Deus quiser.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes

Marcadores