Pesquisar este blog

Postagem em destaque

O que um filósofo estuda? | Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho   " Um filósofo não estuda autores e textos. Estuda problemas, estuda a realidade, estuda a existência e seus enigmas...

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Heráclito de Éfeso

Autoria: João Emiliano Martins Neto 


Li em uma postagem de um amigo no Facebook que o filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso que ele seria um titã. Eu acho, do que eu sei dele, que ele era um titã, realmente. Ele seria um revoltado contra Deus ou o deus Zeus ou Júpiter. Heráclito devia sentir o fígado doer como Prometeu condenado por Júpiter, por sua revolta, a ter o fígado comido por uma ave. Se bem que Prometeu ajudou os homens, deu a eles o fogo. Da mesma forma Heráclito devia se roer por não ver que na mudança e devir que ele via nas coisas, aí mesmo já há algo que não muda ou alguma verdade que talvez ele negasse, a verdade da mudança que o devorava por ser algo de verdade e por ser a mudança alucinante que ele defendia, segundo o que é mais divulgado da filosofia heraclitiana.


Heráclito de Éfeso chamado de filósofo pré-socrático, se é que um pré-socrático pode ser um filósofo e não um mero cientista biólogo e físico, diria-se nos dias de hoje. Os pré-socráticos eram chamados de físicos ou fisiologoi. Como se pode ser filósofo sem a noção de Filosofia de Sócrates que é válida para a Filosofia até aos dias de hoje? Sócrates que desceu do céu físico examinado pelos pré-socráticos à terra, aos homens, à pesquisa antropológica socrática. O ente mais transparente e interessante neste mundo, para quem tenha a coragem de vê-lo e analisá-lo, é o homem. O resto neste mundo é um mistério biológico, bioquímico, físico naturalista que não venderia livros, jornais e revistas nas bancas tal qual vende o que é realmente digno de nota que é o que se refere ao homem. O que era examinado pelos pré-socráticos não chega a algo chamado de alma que haveria no homem, algo que é no final de tudo o mais real, que é de fato significante para o destino do planeta Terra fisicamente mesmo considerado onde o homem é o dominador inconteste. Fisicamente este mundo perecerá enquanto é inesgotável a alma humana só pelo que diz em rodas de boteco, fofocas de vizinhança e cortiço e filosoficamente desde Sócrates, há mais de dois longos e esforçados milênios.

Nenhum comentário:

Highlights

Outros sites relevantes